8 curiosidades sobre a EN2, a "Route 66" de Portugal

Marco da Estrada Nacional 2
Marco da Estrada Nacional 2. Foto: Facebook

Há uma estrada em Portugal que é, muitas vezes, comparada à Route 66 dos Estados Unidos. Não tem a ver com o comprimento, porque são milhares de quilómetros de diferença, mas porque ambas “rasgam” ao meio um país. A Estrada Nacional 2 liga Portugal de norte a sul: começa em Chaves e acaba, 738 quilómetros depois, em Faro.

1 – Maior estrada do país

Em Portugal, a Estrada Nacional 2 é a que tem maior extensão. São 738,5 quilómetros de alcatrão que ligam a cidade de Chaves a Faro, uma rota que leva o norte ao sul, passando por 11 distritos. São eles Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.

2 – Não é só estrada

Além de ser uma estrada que passa por 11 distritos, não é só isso que quem viaja pela Nacional 2 consegue encontrar. Esta estrada é rica em paisagem natural. Pelas centenas de quilómetros, de uma ponta do país à outra é possível passar por quatro serras e 11 rios. São quilómetros de pura beleza, paisagens incríveis, património único e uma gastronomia que não se esgota.

3 – Maior da Europa, no pódio mundial

Não só é a maior estrada portuguesa como também é a maior da Europa. Em todo mundo, só duas ultrapassam a extensão na Estrada Nacional 2.

4 – Comparação internacional

Por essa mesma razão, a EN2, como também pode ser chamada, é muitas vezes comparada às gigantes estradas Ruta 40 e Route 66. Embora o comprimento da portuguesa em pouco se possa comparar à argentina e à norte-americana, é por “rasgar” ao meio o país que se faz a comparação.

5 – Faz parte da história

A Estrada Nacional 2 foi assim classificada em 1945, mas o caminho já se vem fazendo com a história. Muitos dos segmentos daquela que é a maior via portuguesa já eram passagens romanas antes mesmo do século XIX. Ao longo do tempo foram sendo melhorados esses troços, até constituírem aquela que é hoje a Nacional 2.

6 – Associação de Municípios

Tendo em conta que esta estrada passa por 11 distritos e 33 municípios, foi criada no final de 2016 a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2. O objetivo deste projeto é unir as cidades de Chaves a Faro numa vertente turística.

7 – História em museu

As cidades pólo desta estrada chegaram a mostrar interesse em criar dois museus, um em cada ponta mas com características semelhantes, mesmo sendo cidades tão diferentes, cujo objetivo é dar a conhecer a história da EN2, remetendo para a ponta oposta desta estrada.

8 – Estrada Património

Dada a antiguidade da estrada, os sítios tão diferentes por onde passa, e a importância história que teve (chegou a ser a Estrada Real), tem no seu caminho marcas de diversas épocas e histórias de grande relevância. O troço que liga Almodôvar a São Brás de Alportel foi em 2003 classificado Estrada Património como reconhecimento do valor da via e do património que a envolve.

Comentários

Veja mais