Bell notification
Deseja receber notificações
autoportal.iol.pt
Permitir
Anular

Os carros d'Os Simpsons passeiam fama há 20 anos (e são tantos...)

Carro de Homer Simpson (reprodução 'Simpsons Wiki')
Carro de Homer Simpson (reprodução 'Simpsons Wiki')
Parque automóvel real da série veio sempre a aumentar ao longo dos anos

«Os Simpsons», provavelmente a mais conhecida família de animação da TV das últimas décadas,, deram-se a conhecer em nome próprio (que é como quem diz com o seu espaço próprio no horário televisivo) em 1989.

Passada uma década da sua estreia, a família de pele amarela ganhou a eternidade no Passeio da Fama de Hollywood trazendo com eles mais uma série de personagens e outros ícones, como os carros – os deles e alguns dos outros.

E é a propósito dos 20 anos que a estrela dos Simpsons celebra no Passeio da Fama (a brilhar desde 14 de janeiro de 2000), que aproveitamos para recordar uma série de automóveis vistos na série – uns mais, outros menos conhecidos, uns com existência, outros nem por isso.

E é nesta última categoria que está o mais famoso de todos: o carro de Homer Simpson [entramos no mundo em que já dispensamos as aspas], o Plymouth da reconhecível cor purpura (ou cor de rosa se se preferir) e as não menos características amolgadela no guarda-lamas esquerdo, à frente, e antena torta.

Durante muitas épocas da série, o carro de Homer foi tido como um Plymouth Valiant de 1973, mas, há um par de anos, ficou a saber-se que da já extinta marca só tinha o nome comum e o 'modelo' não era esse.

O carro de Homer Simpson é um Plymouth Junkerolla 'de 1986' sendo que o ‘Junk’ do nome do modelo remete para o que em português se pode chamar ‘chaço’. O nome do carro foi assinalado pelo «Jalopnik» quando foi revelado num episódio.

Na mesma classe de ícones aparece a carrinha de Marge Simpson, comummente aparentada ao Chevrolet Chevelle de 1973. Mas também ela permanece mais famosa como a ‘Station Wagon Cor de Laranja da Marge', a preferida dos Simpsons quando vão de férias.

A série tem três décadas de existência real e muitos dos carros que lá são vistos também já os vimos a passar por nós ou já os teremos conduzimos até.

Do AMC Gremlin, ao Volkswagen Beetle, passando pelo Ford Mustang Cabriolet, a famosa Cadillac ambulância, o Pontiac Firebird, o Plymouth Road Runner, o VW Golf Cabrio, ou o Mini, são já muitos os que se pode ver nesta partilha do YouTube.

Seguindo pelo parque automóvel da série, houve quem tenha visto desde o Ford Model T ao Smart fortwo, passando pelo Bentley Corniche Convertible, pelo Checker Marathon táxi, o Ferrari F40, ou os Chevrolet Camaro e Corvette.

O «Jalopnik» chegou em certa altura a ir vê-los todos e, acredite, o parque automóvel ‘real’ dos Simpsons não para de surpreender.

Veja mais