Os carros d'Os Simpsons passeiam fama há 20 anos (e são tantos...)

Carro de Homer Simpson (reprodução 'Simpsons Wiki')
Parque automóvel real da série veio sempre a aumentar ao longo dos anos

«Os Simpsons», provavelmente a mais conhecida família de animação da TV das últimas décadas,, deram-se a conhecer em nome próprio (que é como quem diz com o seu espaço próprio no horário televisivo) em 1989.

Passada uma década da sua estreia, a família de pele amarela ganhou a eternidade no Passeio da Fama de Hollywood trazendo com eles mais uma série de personagens e outros ícones, como os carros – os deles e alguns dos outros.

E é a propósito dos 20 anos que a estrela dos Simpsons celebra no Passeio da Fama (a brilhar desde 14 de janeiro de 2000), que aproveitamos para recordar uma série de automóveis vistos na série – uns mais, outros menos conhecidos, uns com existência, outros nem por isso.

E é nesta última categoria que está o mais famoso de todos: o carro de Homer Simpson [entramos no mundo em que já dispensamos as aspas], o Plymouth da reconhecível cor purpura (ou cor de rosa se se preferir) e as não menos características amolgadela no guarda-lamas esquerdo, à frente, e antena torta.

Durante muitas épocas da série, o carro de Homer foi tido como um Plymouth Valiant de 1973, mas, há um par de anos, ficou a saber-se que da já extinta marca só tinha o nome comum e o 'modelo' não era esse.

O carro de Homer Simpson é um Plymouth Junkerolla 'de 1986' sendo que o ‘Junk’ do nome do modelo remete para o que em português se pode chamar ‘chaço’. O nome do carro foi assinalado pelo «Jalopnik» quando foi revelado num episódio.

Na mesma classe de ícones aparece a carrinha de Marge Simpson, comummente aparentada ao Chevrolet Chevelle de 1973. Mas também ela permanece mais famosa como a ‘Station Wagon Cor de Laranja da Marge', a preferida dos Simpsons quando vão de férias.

A série tem três décadas de existência real e muitos dos carros que lá são vistos também já os vimos a passar por nós ou já os teremos conduzimos até.

Do AMC Gremlin, ao Volkswagen Beetle, passando pelo Ford Mustang Cabriolet, a famosa Cadillac ambulância, o Pontiac Firebird, o Plymouth Road Runner, o VW Golf Cabrio, ou o Mini, são já muitos os que se pode ver nesta partilha do YouTube.

Seguindo pelo parque automóvel da série, houve quem tenha visto desde o Ford Model T ao Smart fortwo, passando pelo Bentley Corniche Convertible, pelo Checker Marathon táxi, o Ferrari F40, ou os Chevrolet Camaro e Corvette.

O «Jalopnik» chegou em certa altura a ir vê-los todos e, acredite, o parque automóvel ‘real’ dos Simpsons não para de surpreender.

Veja mais