Porsche celebra 50 anos da primeira vitória em Le Mans

Equipa de fábrica da marca alemã tem um palmarés com 19 vitórias à geral
Texto
Porsche 917 KH vence as 24 Horas de le Mans de 1970
Porsche 917 KH vence as 24 Horas de le Mans de 1970

No dia 14 de junho de 1970, a Porsche alcançou a sua primeira vitória à geral nas 24 Horas de Le Mans com o 917 KH de 580 cv. A celebrar estes 50 anos, o Museu Porsche expõe o carro vencedor neste fim de semana de 13 e 14 – em que devia realizar-se a prova deste ano e se ficou pela corrida virtual.

Em 1970, depois de exatamente 4.607.811 quilómetros ou 343 voltas, Hans Herrmann e Richard Attwood cruzaram a linha da meta de Le Mans em primeiro lugar com o Porsche 917 KH da Porsche Salzburg com o número 23.

“Foi uma prova dominada pela chuva e isso fez com que tivéssemos de mudar frequentemente de pneus e nos adaptarmos à situação. Não foi o desgaste a forçar as trocas de pneus, mas sim a constante mudança nas condições climatéricas. O 917 começou como um automóvel de corrida muito difícil. Conduzia-nos ao invés de ser ao contrário – até gerirmos como otimizar a aerodinâmica e transformá-lo num automóvel vencedor. O facto de nos termos entendido tão bem como equipa levou-nos à vitória. Para competir na prova de 24 horas de resistência com apenas dois pilotos não é tarefa fácil,” recorda Hans Herrmann.

“Vencer Le Mans com a Porsche e Hans foi completamente inesperado porque o nosso automóvel não tinha a definição certa para velocidade. Hans e eu fomos, simplesmente, uma equipa de sonho. A vitória ganhou significado ao longo dos anos. Quem terá pensado que a Porsche se tornaria a recordista de títulos nesta corrida”, relembra Richard Attwood.

Até hoje, a Porsche soma um total de 19 vitórias à geral por entre muito outros sucessos por diferentes classes. A primeira participação aconteceu em 1951 e foi logo com uma vitória numa classe inferior com o 356 SL. Mas o caminho até ao primeiro grande triunfo foi longo.

Depois de ter passado quase duas décadas trabalhar nas classes de menor cilindrada, a Porsche iniciou uma mudança na estratégia no final dos anos 60. Em 1969, ficou a apenas 75 metros ou a 1 segundo da vitória na final mais renhida da história de Le Mans.

No ano de 1970, surgiu finalmente a vitória na principal categoria com o 917 de Herrmann e Attwood. E ficou definido um precedente: em 1971, o vencedor foi não apenas um Porsche 917 KH como 33 dos 49 participantes conduziam um automóvel de competição produzido em Estugarda-Zuffenhausen – um recorde ainda em vigor.

Em 1974, a Porsche apresentou a era turbo em Le Mans com o lançamento do 911 Carrera RSR 2.1 Turbo. A primeira vitória nesta era aconteceu com o 936 Spyder em 1976. Em 1982, foi lançado o Porsche type 956 e a estreia em Le Mans fez-se com os três lugares do pódio. Entre 1981 e 1987, os Porsche de competição registaram a mais longa série de vitórias na história das 24 Horas de le Mans.

Os anos 90 viram quatro vitórias à geral pelas equipas de fábrica e clientes Porsche no que uma viragem de atenção para o desenvolvimento de versões de competição próximas das versões de produção do Porsche 911 e o seu apoio a equipas privadas. Este compromisso foi recompensado com onze vitórias entre 1999 e 2018 – período onde já esteve o 919 Hybrid introduzido em 2014 para fazer a equipa de fábrica da Porsche voltar a brilhar no lugar mais alto do pódio de Le Mans.

Com 108 vitórias na classe e 19 vitórias à geral, a Porsche é o construtor automóvel mais bem-sucedido nos quase mais de 100 anos de história de Le Mans.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal