Porsche celebra 50 anos da primeira vitória em Le Mans

  • 14 jun 2020, 14:35
Porsche 917 KH vence as 24 Horas de le Mans de 1970
Porsche 917 KH vence as 24 Horas de le Mans de 1970

Equipa de fábrica da marca alemã tem um palmarés com 19 vitórias à geral

No dia 14 de junho de 1970, a Porsche alcançou a sua primeira vitória à geral nas 24 Horas de Le Mans com o 917 KH de 580 cv. A celebrar estes 50 anos, o Museu Porsche expõe o carro vencedor neste fim de semana de 13 e 14 – em que devia realizar-se a prova deste ano e se ficou pela corrida virtual.

Em 1970, depois de exatamente 4.607.811 quilómetros ou 343 voltas, Hans Herrmann e Richard Attwood cruzaram a linha da meta de Le Mans em primeiro lugar com o Porsche 917 KH da Porsche Salzburg com o número 23.

PUB

“Foi uma prova dominada pela chuva e isso fez com que tivéssemos de mudar frequentemente de pneus e nos adaptarmos à situação. Não foi o desgaste a forçar as trocas de pneus, mas sim a constante mudança nas condições climatéricas. O 917 começou como um automóvel de corrida muito difícil. Conduzia-nos ao invés de ser ao contrário – até gerirmos como otimizar a aerodinâmica e transformá-lo num automóvel vencedor. O facto de nos termos entendido tão bem como equipa levou-nos à vitória. Para competir na prova de 24 horas de resistência com apenas dois pilotos não é tarefa fácil,” recorda Hans Herrmann.

PUB

“Vencer Le Mans com a Porsche e Hans foi completamente inesperado porque o nosso automóvel não tinha a definição certa para velocidade. Hans e eu fomos, simplesmente, uma equipa de sonho. A vitória ganhou significado ao longo dos anos. Quem terá pensado que a Porsche se tornaria a recordista de títulos nesta corrida”, relembra Richard Attwood.

Até hoje, a Porsche soma um total de 19 vitórias à geral por entre muito outros sucessos por diferentes classes. A primeira participação aconteceu em 1951 e foi logo com uma vitória numa classe inferior com o 356 SL. Mas o caminho até ao primeiro grande triunfo foi longo.

PUB

Depois de ter passado quase duas décadas trabalhar nas classes de menor cilindrada, a Porsche iniciou uma mudança na estratégia no final dos anos 60. Em 1969, ficou a apenas 75 metros ou a 1 segundo da vitória na final mais renhida da história de Le Mans.

No ano de 1970, surgiu finalmente a vitória na principal categoria com o 917 de Herrmann e Attwood. E ficou definido um precedente: em 1971, o vencedor foi não apenas um Porsche 917 KH como 33 dos 49 participantes conduziam um automóvel de competição produzido em Estugarda-Zuffenhausen – um recorde ainda em vigor.

PUB

Em 1974, a Porsche apresentou a era turbo em Le Mans com o lançamento do 911 Carrera RSR 2.1 Turbo. A primeira vitória nesta era aconteceu com o 936 Spyder em 1976. Em 1982, foi lançado o Porsche type 956 e a estreia em Le Mans fez-se com os três lugares do pódio. Entre 1981 e 1987, os Porsche de competição registaram a mais longa série de vitórias na história das 24 Horas de le Mans.

Os anos 90 viram quatro vitórias à geral pelas equipas de fábrica e clientes Porsche no que uma viragem de atenção para o desenvolvimento de versões de competição próximas das versões de produção do Porsche 911 e o seu apoio a equipas privadas. Este compromisso foi recompensado com onze vitórias entre 1999 e 2018 – período onde já esteve o 919 Hybrid introduzido em 2014 para fazer a equipa de fábrica da Porsche voltar a brilhar no lugar mais alto do pódio de Le Mans.

Com 108 vitórias na classe e 19 vitórias à geral, a Porsche é o construtor automóvel mais bem-sucedido nos quase mais de 100 anos de história de Le Mans.

PUB
PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Conheça a história com mais de cinco décadas do Porsche 911 Targa

Novos Porsche Cayenne GTS já têm preço para o mercado nacional

Renault Clio comemora 30 anos com mais de 15 milhões de unidades vendidas

História de luxo do Mercedes Classe E Coupé e Cabriolet já tem cinco décadas

Renault 5 Turbo comemora 40 anos com sucesso em português

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS