Seat comemora sete décadas de história

Marca automóvel espanhola nasceu a 9 de maio de 1953
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A Seat comemora os seus 70 anos de história este sábado lembrando que abriu as portas da fábrica da Zona Franca de Barcelona a 9 de maio de 1953, com uma produção diária de cinco veículos Seat 1400.

Após 40 anos de produção de modelos icónicos da história da marca, como o Seat 600 e o 127, a empresa decidiu construir uma nova fábrica, maior e mais moderna, transferindo assim a produção de Barcelona para Martorell a partir de 1993.

Esta fábrica, que arrancou após um investimento inicial de 244.500 milhões de pesetas, 1.470 milhões de euros, foi inaugurada com o lançamento da segunda geração Seat Ibiza e do novo Cordoba, que foram produzidas a uma taxa de 1.500 unidades por dia.

Atualmente, a empresa conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde produzo Ibiza, Arona e o Leon.

Para além disso a Seat conta ainda com centros de produção na República Checa, onde fabrica o Ateca, enquanto o Tarraco é produzido na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% elétrico da marca espanhola, na Eslováquia. Até hoje, foram produzidos mais de 19 milhões de veículos SEAT.

Desde que a empresa efetuou a sua primeira venda no estrangeiro em 1965, tendo a Colômbia como destino, a Seat estabeleceu-se como o principal exportador industrial espanhol, representando quase 3% do total das exportações da economia espanhola. Os veículos da Seat chegam hoje a locais tão diversos como a Nova Zelândia, o México e a Guiana Francesa.

A evolução da marca ao longo dos últimos 70 anos tem sido efetuada desde a conceção dos seus automóveis, passando pela produção, até ao volume das exportações.

O mesmo número de automóveis que é produzido em apenas três minutos, demorava antes um dia inteiro, e, ao contrário dos dois anos de espera para um cliente receber  na década de 1950 um Seat 600, atualmente é possível comprar um automóvel da marca em 10 minutos com 5 cliques, e recebê-lo em menos de 21 dias.

A capacidade da Seat de se reinventar passou igualmente pela criação da Cupra em 2018, a marca da empresa que foi criada com o objetivo de apresentar um projeto único, dando-lhe acesso a novos mercados e a novos clientes, que procuram um produto com um caráter mais desportivo.

A nova marca foi concebida para cativar os entusiastas do automobilismo e caracteriza-se pelo design contemporâneo e pelo desempenho desportivo dos seus modelos baseados na eletrificação. Após o lançamento do Cupra Ateca e da nova família Cupra Leon, o construtor de automóveis apresentou o Formentor, o primeiro modelo especialmente concebido para a marca desportiva da Seat que é fabricado em Martorell, na sua recém-inaugurada Cupra Garage.

Ao logo das suas sete décadas, a Seat lançou um total de 75 modelos, incluindo diferentes versões e gerações, começando a trilhar o futuro em 1953 com o Seat 1400, o primeiro veículo fabricado pela empresa, ou com o lendário 600, que foi apresentado em 1957 e logo se tornou um ícone de liberdade e mobilidade. Em 1984 chegou o primeiro Ibiza e em 1999 a primeira geração do Leon, um dos maiores sucessos de vendas da marca.

Em 2016 a empresa reforçou a gama ao entrar no segmento dos SUV com o Ateca, o Arona e o Tarraco, e em 2019 a Seat anunciou Mii electric, o primeiro veículo elétrico da empresa, como parte do compromisso da marca para uma mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente.

A ofensiva elétrica da Seat volta a apontar ao futuro e nesse sentido a marca espanhola vai lançar novos modelos híbridos elétricos e plug-in em 2020 e 2021, que se vão juntar à versão elétrica do Mii.

Assim a nova família Leon, que tem uma versão PHEV; o Tarraco PHEV e o recentemente lançado Cupra Formentor, que terá uma variante híbrida plug-in elétrica são as apostas da Seat para a ofensiva elétrica.

Para além disso, o el-Born vai juntar-se ao Mii electric como o segundo veículo 100% elétrico da empresa.

Nos seus 70 anos de história, a Seat tem revelado traçar um caminho de crescimento contínuo e sustentável. Se a produção de veículos começou em 1953 com uma equipa 925 pessoas, atualmente 15.000 funcionários trabalham na Seat e tem um efeito multiplicador sobre a indústria auxiliar, gerando cerca de 100.000 postos de trabalho no total.

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