Maserati A6G 2000 comemora 70 anos

  • Redação Autoportal
  • 25 fev, 10:59

Marca do Tridente produziu o A6G 2000 em versão berlina e descapotável entre 1947 e 1956

A Maserati está a celebrar o 70.º aniversário do A6G 2000, numa altura em que a marca do Tridente faz os seus planos e projeta o futuro.

O primeiro A6G 2000, modelo representante da série A6, fabricada pela Maserati de 1947 a 1956, e batizado em homenagem a Alfieri Maserati (daí a letra A), com o 6 a indicar o tipo de motor utilizado (6 cilindros em linha), foi entregue há exatamente 70 anos, em fevereiro de 1951.

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O novo modelo era o substituto do desportivo da série A6 1500, e o seu nome aludia, ainda, ao ferro fundido utilizado na construção da sua cambota (o que explica o ‘G’), e à capacidade do motor, de 2.000 cc.

A necessidade de aumentar a potência, em resposta a tendência geral do mercado italiano da época, que exigia automóveis com performances mais elevadas, em parte como resultado das melhoradas condições económicas do país, levou a marca do Tridente a converter o motor de 2,0 litros do A6GCS para explorar em pleno o potencial do chassis do A6.

O incremento da cilindrada, por comparação com a do anterior modelo A6, foi alcançado através de um trabalho ao nível da engenharia, realizado através do diâmetro e do curso dos seis cilindros em linha.

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O melhorado motor, com uma capacidade de 1.954,3 cc, alcançava uma potência de 90 cv a 100 cv, dependendo da configuração final, permitindo alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h, uma clara afirmação do seu espírito desportivo da Maserati.

A tração traseira, uma caixa de velocidades com quatro relações e marcha-atrás, e uma embraiagem a seco de disco único completavam os predicados do novo A6G 2000, juntamente com a suspensão dianteira de rodas independentes, e uma suspensão traseira por eixo rígido com molas de lâminas.

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Os travões de tambor às quatro rodas de operação hidráulica, e as jantes de aço sólidas ou com braços completavam a cuidadosamente escolhida combinação de manufatura e inovação tecnológica, que impôs este automóvel, construído apenas para uns quantos afortunados, um ícone do panorama automobilístico do seu tempo.

O Salão Automóvel de Turim de 1950 serviu de pano de fundo para o lançamento do A6G 2000, que a Maserati apresentou em duas versões: uma berlina de quatro lugares e duas portas, assinada pela Pininfarina, e um descapotável desenhado por Pietro Frua.

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Dezasseis destes automóveis foram montados entre 1950 e 1951: nove carroçados pela Pininfarina, e cinco descapotáveis e um coupé por Pietro Frua. A Alfredo Vignale deve-se, por seu turno, a elaboração de um só exemplar, um A6G 2000 coupé bicolor, com os seus típicos atributos estilísticos desportivos.

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