Vídeo: alce atropela carro e vai-se embora

  • Redação Autoportal
  • 2 jan, 17:25
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim

Há perigos na estrada que surgem quando menos se espera

Um dos perigos com os quais os condutores têm de ter especial cuidado nas estradas rurais é a presença de animais e este episódio mostra como um ‘encontro imediato’ com um alce pode ter consequências danosas.

Fala-se em consequências materiais, pois, a partilha do vídeo decorre da confirmação visual nas imagens de que os danos não ultrapassaram o susto para os animais envolvidos – racionais ou irracionais...

Dentro de toda a racionalidade que a condução impõe, há situações que são inesperadas e que, como neste caso, só podem ter como resposta uma reação instintiva independentemente de toda a concentração com que se vá.

Para quem ia ao volante do veículo que filmou o acidente, a última parte, acabou por não acontecer.

Este veículo circulava numa estrada bem ladeada por jardins e campos e, para além do trânsito a que sempre se tem de ter atenção, o efeito ‘sol e sombra’ provocado pela existência, a espaços, de árvores era outro dos fatores a ter em conta nesta viagem.

O que a razão não previu foi a tal presença inesperada de animais nas imediações. E quando um alce, vindo da esquerda, atravessa a estrada, a incapacidade para reagir ao inesperado com a mesma velocidade do galope resultou num forte embate entre animal e máquina.

No rescaldo do acidente, vê-se que o alce saiu sem ferimentos que o impossibilitassem de se levantar de seguida e seguir o seu caminho para lá da estrada deixando quem estava no veiculo a recuperar fôlego de um susto antes de ver os estragos no veículo.

RELACIONADOS

Vídeo: comboio cruza rua e obriga a ‘reflexos de gato’

Vídeo: riscos na Autobahn incluem travar de 280 para 140 km/h em 3 segundos

Vídeo: mudança de faixa descuidada provoca capotanço

Vídeo: “Quem se mete por atalhos mete-se em trabalhos”

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS