Vídeo: esta é (provavelmente) a ultrapassagem mais proibida do mundo

  • Redação Autoportal
  • 23 dez 2020, 18:00
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim

Camião passa o traço continuo e segue muitos metros do lado de lá dos separadores

Há uma série de manobras que são completamente proibitivas na prática da condução. As ultrapassagens são uma das manobras que requerem muitos cuidados e que têm muitas restrições e proibições a condicioná-las para garantir a sua realização com a maior segurança possível.

Este vídeo mostra exatamente o contrário, de forma assustadoramente exagerada, em relação ao que não se pode (e ainda menos se deveria) fazer numa ultrapassagem tornando-a, provavelmente, na ‘mais proibida do mundo’.

De trás de um camião pesado que circula na sua faixa vê-se vir outro veículo idêntico que começa a ultrapassá-lo já quando a sinalização horizontal no pavimento começa a impôr a manutenção na faixa e a proibição de ultrapassar.

Alheio a isto tudo, o camião infrator em questão coloca-se na faixa contrária já com traço contínuo a anteceder separadores centrais, que se vão sucedendo ao longo dos metros. Ultrapassado, o pesado que filma a cena passa a mostrá-la à sua frente com o outro veículo a desafiar a contagem de metros em que segue em contramão.

E assim seguiu pisando separadores e obrigando um veículo da faixa contrária a meter-se na valeta para ambos caberem até conseguir regressar à faixa correta, por cima de mais uma zebra antes de se cruzar com mais trânsito que vinha da sua frente.

RELACIONADOS

Vídeo: fazer «brake check» à frente de um trator só pode correr (muito) mal

Vídeo: autocarro arrisca manobra em ravina e passa em três rodas

Vídeo: avioneta aterra em autoestrada e ‘atropela’ carro

Vídeo: veja o Tesla Model 3 em condução autónoma a ultrapassar um camião

Vídeo: curva em excesso de velocidade acaba em colisão frontal

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS