Vídeo: Hennessey põe o novo Corvette a atingir os 330 km/h

Este Chevrolet Corvette Stingray C8 Z51 anda que se farta
Texto
Chevrolet Corvette Stingray C8 Z51 (reprodução Hennessey Performance)
Chevrolet Corvette Stingray C8 Z51 (reprodução Hennessey Performance)

O novo Chevrolet Corvette Stingray C8 Z51 já chegou aos 330 km/h de velocidade máxima. A proeza foi conseguida pela Hennessey Performance, que assume ter atingido o “recorde mundial” de velocidade com o icónico desportivo norte-americano lançado neste ano de 2020.

A melhoria de performance é decorrente das modificações feitas pelo habitual trabalho da Hennessey na evolução dos carros e estas alterações merecem algum tempo na sua explicação devido ao interesse que suscitam.

O Corvette C8 de 2020 no seu modelo de base, com o motor de 6,2 litros Small Block V8 LT2 aspirado com uma potência de 490 cv, tem uma velocidade máxima definida nas 194 mph (312,2 km/h), que até é 10 mph superior à versão com o pacote de performance Z51.

O Corvette Stingray C8 Z51 aumenta a potência para os 495 cv fruto das evoluções mecânicas, mas ganha também mais pressão aerodinâmica para um melhor comportamento na dinâmica de condução, especialmente em curva, fruto dos componentes aerodinâmicos.

Entre esses componentes ganham especial destaque um ‘splitter’ dianteiro e um ‘spoiler’ traseiro, que serão responsáveis pelo aumento da ‘downforce’ em cerca de 180 kg. Ora, com este pacote Z51, o Corvette Stingray C8 ganha aerodinâmica mas perde velocidade de ponta, para as 184 mph (296,1 km/H).

Uma das coisas que a Hennessey revelou nas modificações agora realizadas foi a exclusão do grande ‘spoiler’ traseiro. Outras, foram a colocação do seu sistema de escape de aço inoxidável e o recurso a um sistema de injeção de óxido nitroso que deu ao Corvette Stingray C8 Z51 mais 135 cv de potência.

O resultado, como mostra o vídeo da Henessey, foi levar o novo Corvette, pelas mãos de John Heinricy às 205,1 mph de velociade, ou seja, aos 330,0 km/h.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana, de 15 a 21 de abril
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano