Opel Kadett Impuls I: antepassado elétrico do Corsa-e faz 30 anos

Protótipo foi concebido para uma utilização em cidade
Texto

Em março deste ano, a Opel lançou no mercado o seu primeiro modelo exclusivamente elétrico de produção em série: o Corsa-e. Há 30 anos, também com base no modelo de produção de então do Opel Kadett, foi produzido o protótipo elétrico Kadett Impuls I.

Se o Corsa-e corresponde nos dias de hoje às necessidades de utilização diária dentro e fora dos meios urbanos, O Kadett Impusl I foi concebido para uma utilização específica de condução em cidade.

“O objetivo era estudar o comportamento de um automóvel elétrico baseado num modelo de produção, equipado com componentes elétricos então disponíveis, no tráfego trânsito urbano da época. Com uma condição: manter tanto quanto possível a volumetria do habitáculo e da bagageira, bem como a carga útil, dentro dos valores do modelo de produção.”

O Kadett Impuls I tinha um motor elétrico DC de 100 V com tração à frente. A distribuição de peso no carro era feita com a colocação das baterias de níquel-cádmio no compartimento do motor e sob a bagageira. No total, os acumuladores pesavam 310 kg, tinham capacidade de 14,3 kWh e ocupavam 170 litros de volume.

O conforto, contudo, não estava comprometido com uma carga útil de 350 kg (490 no Kadett de produção) e uma bagageira com 330 litros de capacidade (390 no modelo de produção).

Com um peso de 1.000 kg, este elétrico de 16 kW (22 cv) de potência e já com regeneração parcial da energia cinética para recarga da bateria acelerava dos 0 as 50 km/h em 10 segundos e atingia a velocidade máxima de 100 km/h.

Os carregamentos, porém, eram bem mais demorados do que agora: por cada 80 km percorridos, as baterias necessitavam de ser carregadas durante cerca de cinco horas.

A tradição da Opel nos veículos elétricos data desde o Stir-Lec 1 de 1968 tendo passado por outros antecedentes do Corsa-e como o Kadett B e o Elektro GT.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos