Vídeo: Rimac Nevera de 2 milhões despede-se da vida em aventura off-road

Hipercarro elétrico está em fase de testes de segurança para homologação
Texto
Rimac Nevera off-road (captura YouTube Rimac Automobili)
Rimac Nevera off-road (captura YouTube Rimac Automobili)

O processo de testes de segurança para homologação de um hipercarro, já se sabe, não é ‘coisa fácil’ de suportar para quem vê, pois está-se a sujeitar um automóvel por regra de sonho para a maioria a um grau de destruição tremendo.

O objetivo é mesmo esse: ver o grau de resistência ao nível de destruição sujeito. Mas, quando se trata de um hipercarro está-se também a falar de um automóvel que pode custar milhões e, comumente feito à mão e, pelo seu preço, com poucos exemplares feitos.

A nova criação da Rimac Automobili enquadra-se neste cenário com um preço de 2 milhões de euros. Apenas 150 exemplares serão feitos do Rimac Nevera, o hipercarro elétrico da marca croata com quase 2.000 cv de potência (1.427 kW exatamente).

Fique a conhecer em detalhe o Rimac Nevera

E os protótipos que vão sendo feitos são os que vão ao ‘crash test’. E é assim que dizem ‘adeus à sua vida’. Ou melhor, deixam de ter vida, pois Mate Rimac, o CEO da fabricante, tratou de encontrar uma outra forma de fazer a despedida.

Os testes de homologação do Nevera para a Europa já estão feitos e falta agora fazer os respetivos para o mercado dos EUA.

O Nevera nasceu de três protótipos experimentais, aos quais se juntaram depois protótipos de validação e, depois, carros de pré-produção já 95% prontos que têm servido para divulgação e apresentações, mas também para os últimos testes.

No total foram feitos 16 protótipos e o deste vídeo da Rimac Automobilia “infelizmente vai ter o mesmo destino”. Depois de vestido com a pintura exigida para estes testes, este carro vai ser submetido a vários ‘crash tests’ frontais.

“Já que vamos bater com ele, por que não fazer o provavelmente nunca se fará e divertirmo-nos com o carro antes de ir contra uma parede?” é a pergunta que Mate Rimac não deixa sem resposta.

Aquela é dada por um divertimento a acelerar pelo meio da terra, da lama, em drfit e com muitos donuts por meio “desta tortura” pouco habitual para um hipercarro destes mas a que este Nevera foi sujeito a antes de ficar “preparado para ir contra a parede”.

Antes da(s) batida(s), é aproveitar para ver como Mate Rimac aproveitou para fazer. Até porque o momento doloroso da destruição parece prometido para mais tarde com o ‘continua...’

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias