História das carrinhas Volvo começou há 68 anos

Duett foi a primeira carrinha da marca sueca
Texto

A história das carrinhas Volvo começou a desenhar-se há 68 anos quando a 2 de maio de 1952 foram feitos os primeiros desenhos daquela que ficaria conhecida como a primeira carrinha da marca sueca: o modelo PV 445 PH ou Duett.

Este foi o primeiro modelo da marca a combinar as necessidades dos condutores em termos de funcionalidade e versatilidade.

Mas antes de chegar à Duett, Assar Gabrielsson e Gustav Larson, fundadores da empresa, foram surpreendidos com o sucesso do modelo PV444. A produção inicialmente prevista de 8.000 unidades não era suficiente para tanta procura; o que se revelava altamente encorajador.

Contudo, este modelo tinha uma desvantagem na construção, já que se apresentava com uma estrutura unitária e por isso não podia ser fornecido sob a forma de chassis simples. Isso significava que muitos empreendedores da altura que pretendiam pequenos veículos comerciais não encontravam resposta na oferta da Volvo.

Para resolver esse problema, a marca projetou um chassis no final da década de 1940 que se baseava no PV444 em todos os aspetos principais. Este novo chassis foi ganhando boa reputação e foram muitas as empresas a construir pequenos camiões, carrinhas e stations com base no chassis PV445.

A produção do PV444 acelerou nesses anos assim como a produção do chassis PV445 e, por isso, no início de 1952, existiam 1.000 chassis não vendidos no stock da Volvo.

Para resolver o problema do stock acumulado Assar Gabrielsson lançou o desafio ao engenheiro Erik Skoog, um dos elementos que mais havia trabalhado no desenvolvimento do PV444, para encontrar uma nova saída para os muitos chassis existentes.

O trabalho de Skoog arrancou a 2 de maio de 1952 e no final desse mês o engenheiro da Volvo revelava que era possível transformar um PV444 numa carrinha.

A 4 de julho de 1953, o primeiro modelo estava concluído e apresentava um interior arejado e luminoso. A 20 de Novembro, a primeira versão de produção estava pronta e no ano seguinte chegaria a terceira versão.

A designação do modelo era PV 445 PH, com as duas últimas letras indicando em sueco que se tratava de um carro de transporte de passageiros. A gama Duett estava completa.

A Duett não era um grande veículo, mas tinha uma capacidade de bagagem inigualável - graças em parte às partes laterais e à generosa altura do teto no compartimento de bagagem.

A carrinha desenhada por Erik Skoog tornou-se num veículo bastante acarinhado pelos fãs da Volvo, tendo sido um dos primeiros modelos da marca sueca a ser vendido nos Estados Unidos da América e recebeu mesmo as honras de figurar numa edição de selos dos correios suecos em 1997.

Este modelo tornou-se pioneiro e lendário sendo o grande antecessor de todas as carrinhas Volvo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel