Efeméride: Mercedes 190 E 2.5-16 Evolution II estreou-se há 30 anos

Evolução no motor e na aerodinâmica marcaram lançamento deste sedã de performance
Texto

Há 30 anos, em março de 1990, a Mercedes apresentava um sedã de alta performance que deixou a sua marca quer nesse segmento de veículos produção quer estendendo-se à competição nas corridas de turismos do DTM.

O Mercedes-Benz 190 E 2.5-16 Evolution II que passou a ser conhecido pelos seus mais afetos como ‘EVO II’ apresentado no Salão de Genebra de 1990 teve uma produção de 502 unidades em cor exclusiva ‘azul-negro metálico’.

A sua base foi o Mercedes-Benz 190 E 2.3-16 lançado em 1984. Um ano antes surgiu o 190 E 2.5-16 Evolution (‘EVO I’). Em 1990 foi lançado ao preço de então de 115.259 marcos alemães (cerca de 59 mil euros ao câmbio feito no presente) o ‘EVO II’ com os 235 cv de potência debitados pelo desenvolvido motor M 102 de 4 cilindros que permitia 7.700 rpm.

Entre as suas marcas distintivas na aerodinâmica sobressai a grande asa sobre a mala com um ‘flap’ retrátil e com um ‘spoiler’ dianteiro ajustável em duas posições longitudinais. A evolução aerodinâmica do EVO I para o EVO II ganhou 57,1 kg de pressão aerodinâmica atrás e 21,2 kg no eixo dianteiro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias