Primeira corrida da história do Mundial de F1 foi há 70 anos

Silverstone foi o palco da estreia do campeonato do Mundo de Fórmula 1
Texto
GP de Inglaterra de 1950 (Fórmula 1)
GP de Inglaterra de 1950 (Fórmula 1)

O Circuito de Silverstone, em Inglaterra foi o palco da primeira corrida de Fórmula 1, precisamente há 70 anos. Foi a 13 de maio de 1950, um sábado, que o italiano Giuseppe Farina em Alfa Romeo, entrou para a história ao vencer a primeira corrida do Mundial de F1 .

Farina levou de vencida os seus companheiros de equipa, o também italiano Luigi Fagioli e o inglês Reg Parnell, na primeira corrida do novo mundial que ficou marcada por alguns factos curiosos.

Um desses dados curiosos residiu no nome da corrida, já que a prova de Silverstone recebeu duas designações, GP da Europa e GP da Grã-Bretanha, porque o evento tinha lugar em solo inglês.

Ao contrário do que acontece na atualidade, com o campeonato a começar em março, a primeira prova teve lugar em maio, uma situação que se repetiu apenas por seis vezes na história da Fórmula 1: 1951 (27 de maio), 1952 (18 de maio), 1961 (14 de maio), 1962 (20 de maio), 1963 (26 de maio) e 1966 (22 de maio).

A corrida de Silverstone ficou marcada pelo domínio da Alfa Romeo. O Alfa 158 tinha já 13 anos, mas a máquina italiana era o carro a bater na época o que ajudou a marca a contratar os três dos maiores pilotos da altura: Guiseppe 'Nino 'Farina, Luigi Fagioli e Juan Manuel Fangio, carinhosamente conhecidos como os 'Três FS'.

Os pilotos da Alfa dominaram os treinos e assumiram os quatro primeiros lugares da grelha de partida para a corrida, com o britânico Reg Parnell a fechar o lote de carros da marca italiana.

Para além dos Alfa a corrida contou ainda com cinco Talbot Lagos, seis Maseratis, quatro carros da ERA e dois Altas, totalizando 21 carros.

Na corrida Farina, Fagioli e Fangio assumiram as três primeiras posições, com Fangio a ficar pelo caminho, devido a um problema mecânico com o seu carro à passagem da volta 63 das 70 que compunham a primeira corrida de F1, acabando por ceder o lugar mais baixo do pódio a Parnell.

Entre os pilotos que alinharam na corrida de estreia do campeonato, a média de idades era de 39 anos, já que três dos 21 pilotos que estiveram presentes em Silverstone estavam na casa dos cinquenta anos.

Luigi Fagioli com 51, Louis Chiron com 50 e Philippe Etancelin era o mais velho com 53 anos. Para além disso cinco pilotos tinham uma idade superior ou igual a quarenta anos, enquanto o mais novo, o britânico Geoffrey Crossley, contava já com 29 anos.

Cerca de 200 mil pessoas espalhadas pelas bancas e pelos campos em torno da pista de Silverstone, assistiram à primeira corrida de Fórmula 1 e à vitória da Alfa Romeo.

Uma nota final para Stirling Moss, que venceu o GP de Inglaterra de F1 em 1955 e 1957. O piloto britânico não alinhou na primeira corrida do campeonato, mas foi segundo no evento de apoio. Com 20 anos de idade na altura, Moss deu nas vistas aos comandos do seu Cooper-JAP.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos