Urus com 950 cv chega aos 100 km/h em menos de 3 segundos

  • Redação Autoportal
  • 6 mai 2020, 17:35
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim

HGP dá ao SUV potência, aceleração e velocidade de ponta

O Lamborghini Urus com o seu motor de 4.0 litros V8 biturbo debitando 650 cv de potência e 850 Nm de binário pode ser chamado de ‘super-SUV’ que não causará escândalo. Os seus 3.4 segundos dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima de 305 km/h esse estatuto lhe conferem.

Mas, e se essa capacidade aumentar apenas 2.9 segundos na aceleração até aos 100 km/h e para uma velocidade máxima de 340 km/h? Estar-se-á perante um ‘hiper-SUV com este Urus? É o que a HGP Turbonachrüstung preparou e o que a equipa do «MotorOli.de» tentou demonstrar, como se poderá ver no vídeo associado.

Ao aplicar o seu pacote ‘Stage 2’ para o Lamborghini Urus, a HGP elevou a potência do Urus para “mais” de 947 cv (960 ps) e o binário para os 1.250 Nm. E, segundo o «Motor1.com», sem precisar de recorrer a mexidas no sistema turbo de série.

A preparadora especializada em modelos do Grupo Volkswagen fez adaptações na eletrónica, mexeu no turbo de série alargando as rodas do compressor e da turbina, bem como melhorou o sistema de arrefecimento. E o resultado é o que vai ver-se a seguir.

O vídeo do «MotorOil.de» começa por apresentar as credenciais deste Urus da HGP, com os seus argumentos e aquilo de que ele é capaz em termos de prestações. A seguir, ouve-se o ronco do SUV nos seus diferentes modos. E, depois, é ver o que acontece.

Nos registos das acelerações ficam confirmados os valores: este Lamborghini Urus com 650 cv acelera dos 0 aos 100 km/h em 2.95 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 9.24s. Já quanto à velocidade máxima – a par de dificuldades com a câmara, a primeira tentativa na alemã «Autobahn» vai até aos 317 km/h.

Reservado o teste da velocidade de ponta para um momento posterior, as imagens ampliadas do painel de instrumentos do Urus de 2.200 kg mostram-no a chegar aos 320 km/h em sétima velocidade – lembrando que ainda faltava uma mudança...

RELACIONADOS

Duelo em vídeo: Lamborghini Urus vs. Jeep Grand Cherokee Trackhawk

Vídeo: Stelvio Quadrifoglio dá luta ao Urus em duelo italiano

Lamborghini recorre à realidade aumentada para revelar o novo descapotável

Lamborghini retoma produção e revela data de apresentação do novo modelo

Vídeo: quer saber quão superior é o AMG A 45 S em relação ao A 35?

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS