Lendário Opel Manta comemora 50 anos

  • Redação Autoportal
  • 7 set 2020, 15:40

Opel produziu mais de um milhão de unidades do modelo inspirado numa espécie piscícola

O Opel está a comemorar os 50 anos do Manta, um dos modelos mais carismáticos da marca de Russelsheim, que foi inspirado numa espécie piscícola.

Foram às Mantas, Raias e Jamantas e um encontro com a equipa do conceituado biólogo marinho francês Jacques Cousteau, que o designer chefe da Opel, George Gallion, foi buscar inspiração para criar um dos modelos desportivos mais carismáticos da marca germânica.

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Apresentado em setembro de 1970 em Timmendorfer Strand, na costa alemã do Mar Báltico, o modelo apresentava-se como uma autêntica novidade na gama, ao procurar responder a um mercado repleto de coupés desportivos para quatro passageiros.

A individualidade estava na moda e o formato e as linhas do Manta eram exatamente o que o mercado procurava.

No primeiro ano completo de vendas, a Opel comercializou 56.200 unidades do modelo, parte de um total que viria a ascender a 498.553 unidades.

O modelo Ascona viria a partilhar a mesma plataforma, suspensão e motores, enquanto o Opel Rekord também haveria de contar com o motor mais potente do Manta, o 1.9 S de quatro cilindros com 90 cavalos de potência.

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Em 1972 o Manta surge com um motor de 1.2 de 60 cv  e em novembro do mesmo ano, a Opel dava a conhecer o luxuosamente equipado Manta Berlinetta.

Do equipamento de série fazem parte elementos raros como volante desportivo, vidro traseiro aquecido, faróis de halogéneo e um tejadilho em vinil.

Os cinco anos de produção deste modelo foram enriquecidos por inúmeras variantes especiais – “Holiday”, “Plus”, “Swinger” e “Summer Bazar” – mais ricas em conteúdos e com preços acessíveis.

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Dois anos mais tarde surgiu o Manta GT/E, um modelo equipado com um sofisticado bloco de 1.9 com injeção de combustível Bosch L Jetronic capaz de debitar 105 cv de potência.

Em 1975 a Opel estreou geração “B” do Opel Manta. A marca alemã tinha então duas variantes na gama: o coupé tipo “notchback” e o Combi-Coupé CC, de 1978, do tipo “hatchback”, com um grande portão traseiro.

A duradoura popularidade do modelo garantiu que para o Manta B ficasse guardado um lugar especial na história da marca, já que nenhum outro modelo permaneceu sem alterações no mercado durante tanto tempo, desde o outono de 1975 até 1988.

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No total, saíram da linha de produção 557.940 unidades e tal como os antecessores, o Manta B viria a partilhar a plataforma, suspensão e mecânica com a gama do modelo Ascona.

O leque de motores de quatro cilindros incluiu qualquer coisa como 14 versões, com cilindradas de 1,2 a 2,4 litros, ao longo de todo o período de produção, com níveis de potência entre 55 e 144 cv.

Novos derivativos e motores viriam a complementar, regularmente, a gama Manta, ampliando-a e mantendo-a atualizada, entre os quais se destacam os Manta SR, Berlinetta, GT, GT/J e GT/E.

O mais raro e mais potente Manta B foi o “400”, apresentado no Salão de Genebra de 1981, que deve a sua denominação às 400 unidades necessárias para a homologação de uma versão de competição em “Grupo 4”.

Este Manta 400 contava com um motor de quatro cilindros DOHC (dupla árvore de cames à cabeça) de 2,4 litros, com quatro válvulas por cilindro e 144 cv de potência.

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Foi com este modelo que em 1984 Guy Colsoul e Alain Lopes venceram a sua classe – veículos de tração a apenas duas rodas no Rally Paris-Dakar, terminando em 4º lugar da classificação geral, logo atrás de três veículos de tração integral.

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As duas últimas versões do Manta B foram o topo de gama GSi e o GSi Exclusiv, produzido em pequenos volumes pelo preparador Irmscher.

No total, a produção de ambas as gerações do Opel Manta foi superior a um milhão de unidades, o que diz bem da popularidade deste modelo que completa agora 50 anos.

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