Quatro gerações do Leon contam a história do modelo mais popular da Seat

Com 20 anos de história o Leon tem mais de 2 milhões de unidades vendidas
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Cada uma das quatro gerações do Seat Leon tem estado à frente do seu tempo, mantendo o mesmo ADN ao longo dos seus mais de 20 anos de história.

Concebidos, desenvolvidos e fabricados em Barcelona, todos partilham a mesma essência que fez do Leon um pilar da marca, e com mais de 2 milhões de unidades vendidas até agora.

A 1ª geração do Leon surgiu em 1999. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o primeiro Leon marca a entrada do Seat no segmento compacto.

O modelo foi pioneiro em muitas áreas: o primeiro automóvel da marca a ser produzido simultaneamente em duas fábricas (Bruxelas e Martorell), com tração às quatro rodas e uma caixa de seis velocidades e um motor com 180 cv de potência , além de ter sido o primeiro a ultrapassar os 150 cv. "Era um modelo superior ao que tínhamos até então, devido à sua carroçaria completamente galvanizada (para a proteger da corrosão e melhorar a sua aparência) e também devido a extras como a abertura automática da tampa da gasolina, que era muito sofisticado na altura", acrescenta Michael Geue, chefe de desenvolvimento estrutural e anti corrosão da marca espanhola.

A 2ª geração chegou em 2005, revelando um design desportivo inovador. Walter da Silva deu ao segundo Leon um design inovador. "Revolucionou um segmento que era tradicionalmente clássico, com um exterior que incorporava as já características bolhas laterais ou os puxadores da porta traseira que lhe dava o aspeto de um modelo de 3 portas", sublinhou José Miguel Royo, gestor de projeto para o desenvolvimento de chassis da Seat.

Em competição este modelo ganhou quatro títulos mundiais para a marca e piloto em 2008 e 2009 no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC).

Já a 3ª geração do leon chegou em 2012, com uma aparência mais sofisticada. "O seu design é 100% Seat, qualquer condutor é capaz de reconhecer um Leon de terceira geração através do espelho retrovisor", salientou Isidre López, responsável pela da divisão de carros históricos da marca espanhola.

Este modelo foi o primeiro compacto a incorporar tecnologia LED completa. A gama de acabamentos da terceira geração foi superior aos anteriores, para satisfazer um público mais exigente. Para além disso, foi o primeiro Leon a oferecer uma versão de 5 portas, 3 portas SC e ST família.

Já a 4ª e nova geração do Leon, que chegou ao mercado recentemente, volta a dar um passo em frente ao assumir-se como o modelo da Seat tecnologicamente mais avançado. Não só é o primeiro veículo da marca 100% conectado, como é também inovador em termos de segurança e iluminação. E tudo isto com um design que a Mesonero-Romanos lhe deu com uma aparência melhorada e mais personalidade, mantendo ao mesmo tempo o seu espírito desportivo.

Por outro lado, é o primeiro veículo da marca com cinco sistemas de propulsão diferentes, gasolina, gasóleo, gás natural comprimido, micro híbrido e híbrido plug-in, oferecendo desta forma uma ampla gama de possibilidades para satisfazer as expectativas e necessidades de qualquer condutor.

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