No Dia Internacional da Mulher lembra-se Maria Teresa de Filippis

Italiana foi a primeira mulher a fazer uma corrida do Mundial de F1 pilotando um Maserati
Texto

Maria Teresa de Filippis foi a primeira mulher a participar numa corrida do Mundial de Fórmula 1. Foi no GP da Bélgica de 1958, ao volante de um Maserati 250F. Tinha 31 anos.

No Dia Internacional da Mulher, a Maserati lembra a italiana Maria Teresa de Filippis, pela sua paixão, pela sua audácia, pelo respeito que granjeou. E também nós aqui.

“Eu ou era corajosa, ou imprudente, ou temerária. Chamem-lhe o que quiserem, eu só gostava de ir a toda a velocidade.”

Maria Teresa de Filippis nasceu em Nápoles a 11 de novembro de 1926. Aos 22 anos, entrou a alta velocidade num mundo de homens e participou na sua primeira corrida. Foi nesse ano de 1948 que venceu a sua primeira corrida, os 10 quilómetros entre Salerno e Cava de’ Tirreni na categoria de 500 cc.

Subiu da categoria para os 750 cc e as vitórias continuaram e com o Osca 1.100 cc ganhou mais uma série de provas. Em 1955, passou a correr com um Maserati 2000 A6GCS. Foi segunda classificada com esse carro no campeonato desse ano na classe de 2.000 cc.

“Um carro poderoso com o qual sentia que podia fazer tudo... e fazia. Pobre carro! Tantos acidentes espetaculares, mas, também, tantas vitórias!”

1958 foi o ano das marcas mais emblemáticas. Com um Maserati 250F privado, a estreia no GP de Siracusa foi rampa de lançamento para um feito inédito: a estreia numa corrida do Mundial de Fórmula 1. Aconteceu no GP da Bélgica de 1958, realizado a 15 de junho.

Depois de o 19.º e penúltimo lugar na qualificação, a italiana terminou a corrida no 10.º lugar sendo a última dos que terminaram a prova e ficando a duas voltas do vencedor: Tony Brooks.

A marca de Modena lembra que, “capaz de destacar-se num ambiente que era considerado exclusivamente masculino, Maria Teresa de Filippis granjeou o respeito e a estima dos seus adversários levando para a pista os valores que ainda hoje guiam a Maserati: a excelência a elegância e o poder.”

Maria Teresa de Filippis faleceu a 8 de janeiro de 2016, aos 89 anos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal