Há 120 anos nascia a única marca com nome feminino: já adivinhou qual é?

  • Redação Autoportal
  • 4 abr 2020, 19:33

Foi em abril de 1900 que nasceu a marca histórica cuja tradição perdura até hoje

“Há 120 anos, o nome de uma menina de onze anos tornou-se a génese e a primeira marca de viaturas de luxo do mundo. A 2 de abril de 1900, a Daimler-Motoren-Gesellschaft decidiu chamar aos seus automóveis Mercédès em homenagem à filha de Emil Jellinek.”

Assim recorda a Mercedes como antecedeu o lançamento do seu “primeiro veículo com um melodioso nome em espanhol - o Mercedes 35 PS”, que no presente apelida como “o protótipo do automóvel moderno”.

PUB

O Mercedes 35 PS causou sensação na semana de Nice em 1901 tanto pela elegância do design como pela tecnologia “altamente avançada” para o seu momento proporcionando-lhe o triunfo em várias corridas.

A arquitetura “progressiva” que deixou o Mercedes de 35 cv como um “modelo para toda a indústria automóvel” mereceu o reconhecimento da sua geração, como foi dito pelo então secretário-geral do Automobile Club of France, Paul Meyan: “Entramos na Era da Mercedes".

Adornando desde então os radiadores dos automóveis de passageiros Daimler com as suas letras curvas, o nome Mercedes foi registado como marca comercial a 23 de junho de 1902 tendo sido depois alterado para Mercedes-Benz após a fusão das empresas Daimler e Benz em junho de 1926.

PUB

Combinando desde a sua origem beleza e elegância com desempenho e tecnologia”, a escolha do nome Mercédès mantém de 1900 até hoje a Mercedes-Benz como “a única marca automóvel no mundo com um nome feminino”.

Esta essência única dos Mercedes continua bem viva nos dias de hoje com tradução em iniciativas como a ‘She’s Mercedes’, criada em 2015, numa tradição que a Mercedes-Benz planeia manter para as “inúmeras clientes do sexo feminino”.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Foi há 125 anos que a Benz & Cie revelou o primeiro autocarro com motor a combustão

Efeméride: Mercedes 190 E 2.5-16 Evolution II estreou-se há 30 anos

Do famoso 504 ao novo 208 deste ano: Peugeot vai no sexto Carro do Ano

Do vanguardista SM ao familiar GS: há parabéns a dar por 50 anos

Efeméride: há 100 anos a Mazda era um produtor de cortiça

COMPUTADOR DE BORDO

Veja como deve circular nas rotundas de forma correta (ciclistas também)

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

VEJA MAIS

MAIS LIDAS