Suzulight: memórias do primeiro carro japonês de tração dianteira

Michio Suzuki iniciou a produção do seu primeiro automóvel em 1955
Texto

O Suzulight foi o primeiro carro a ser produzido no Japão com o motor à frente e com tração dianteira. Em outubro passarão 65 anos do seu surgimento. Estas memórias são recuperadas a propósito dos 100 anos que a Suzuki celebra em 2020 desde a entrada do seu fundador nos negócios.

Em 1920, Michio Suzuki iniciou o seu percurso empresarial como fabricante de teares para a indústria têxtil. Em 1937, Suzuki já trabalhava no seu primeiro automóvel, mas a II Guerra Mundial (1939-45) obrigou a uma interrupção de quase duas décadas. A retoma da sua atividade automóvel foi feita em 1954 com a fundação da Suzuki Motor Co Limited.

Movido pelo espirito «Yaramaika» («Vamos fazê-lo») e munido do conhecimento recolhido nos veículos produzidos no estrangeiro, o fabricante japonês pôs em marcha a produção do seu primeiro carro.

O Suzulight era um veículo compacto pesando pouco mais de 500 kg dotado de um motor de 360 cc de 2 cilindros debitando 15 cv. Este motor de dois tempos foi o primeiro do seu género a ser instalado num carro e assinalou também a estreia no Japão de um automóvel com motor dianteiro e tração dianteira.

A viagem de um protótipo por um percurso de 300 km entre Hamamutsu e Tóqui por estradas ainda por asfaltar, na região montanhosa de Hakone, ficou famosa e conquistou as autoridades automóveis japonesas.

Em outubro de 1955, a produção do Suzulight começou com um ritmo de três a quatro carros por mês. No ano seguinte, a produção subiu para as 30 unidades mensais.

Três anos depois, surgiu o segundo modelo da marca dos ‘especialistas em carros pequenos’. O Suzulight TL chegou com a mesma disposição de um motor evoluído então para os 21 cv às 5.500 rpm. E a popularidade dos carros de Michio Suzuki foi aumentando também.

Em dezembro de 1959, apenas três meses depois do seu lançamento, o Suzulight TL já tinha uma produção de 200 viaturas por mês. No ano seguinte, a produção atingiu aos 5.824 exemplares.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias