Pedro Lamy conquistou o primeiro ponto de Portugal na F1 há 25 anos

Piloto português da Minardi terminou o GP da Austrália na sexta posição
Texto
Pedro Lamy Minardi F1 (Associated Press)
Pedro Lamy Minardi F1 (Associated Press)

O primeiro ponto conquistado por um português no campeonato do mundo de Fórmula 1, aconteceu há 25 anos quando Pedro Lamy (Minardi), terminou o GP da Austrália na sexta posição.

A prova que teve lugar a 12 de novembro de 1995, no circuito de Adelaide, terminou com a vitória britânico Damon Hill (Williams), tendo batido o francês Olivier Panis (Ligier) por duas voltas, a maior diferença entre primeiro e segundo.

Já Lamy, que largou do 17.º lugar da grelha de partida, foi o sexto entre os oito pilotos que se classificaram, a três voltas do vencedor.

"Tínhamos um carro pouco competitivo, mas conseguimos terminar em sexto lugar. Fomos beneficiados por bastantes desistências", recordou o piloto português em entrevista à agência «Lusa».

O GP da Austrália de F1 de 1995 ficou marcado por sete abandonos por acidente, incluindo o do campeão Michael Schumacher, três por avaria de motor, três com problemas de caixa de velocidades e um por cansaço físico.

"Em 1995, fiz apenas meia época depois do grande acidente do ano anterior, com a Lotus. O Minardi era muito fraco em relação à concorrência e falava-se numa diferença de cerca de 100 cv de potência", acrescentou Lamy. 

Ainda assim, Pedro Lamy admite que, apesar das limitações, "o carro era interessante de guiar", pois era "equilibrado" e "dava para afinar bem".

Sobre o GP da Austrália de 1995, Pedro Lamy acrescentou que "foi um marco, mas com um significado mais estatístico", e que, na altura, "não pensava" que se estava a tornar no primeiro português a pontuar na F1, apesar de ter noção "de que estava nos lugares pontuáveis".

"Não foi uma corrida que tenha marcado assim tanto. Quando se vence, marca. Quando se pontua, nem por isso", frisou o piloto de 48 anos, que recorda as vitórias obtidas no campeonato Le Mans Series com o Peugeot 908 LMP1 (em Monza, Spa ou Valência) ou as vitórias nas Fórmulas 3 e Fórmula 3000 como as mais marcantes.

Para além de Pedro Lamy, o outro português a somar pontos na F1 foi Tiago Monteiro (Jordon), que pontuou em duas corridas da temporada de 2005, nos Estados Unidos e na Bélgica.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos