Vídeo: Toyota Yaris GR é posto à prova com o Mitsubishi Lancer Evo VI

Dois modelos desportivos com músculo para conhecer o que tem o melhor desempenho, veja como corre
Texto
Toyota Yaris GR vs Mitsubishi Lancer Evo VI Tommi Makinen (Reprodução Youtube Carwow)
Toyota Yaris GR vs Mitsubishi Lancer Evo VI Tommi Makinen (Reprodução Youtube Carwow)

O teste pretende apurar qual dos dois modelos tem o melhor desempenho: se o novo Toyota GR Yaris, ou a edição especial do Mitsubishi Lancer Evo VI Tommi Makinen, depois modelos que o piloto finlandês ajudou a desenvolver.

A equipa do «Carwow» , com Mat Watson ao volante do Toyota Yaris, levou os dois modelos para a pista e colocou-os em confronto numa drag race, numa corrida lançada e numa prova de travagem.

O Toyota GR Yaris, desenvolvido pela Toyota Gazoo Racing, conta com um bloco de três cilindros turbo de 1.6 litros, com 261 cv de potência e 360 Nm de binário, sendo capaz de acelerar de 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 230 km/h, para um peso de 1.280 kg.

Já o Mitsubishi Lancer Evo VI Tommi Makinen, com o conhecido preparador de automóveis britânico, Yianni Charalambous ao volante, conta com um motor turbo a gasolina de 2.0 litros que produz 276 cv de potência e binário de 373Nm, para um peso de 1.300 kg.

Resta saber se o novo Toyota GR Yaris é capaz de bater o antigo Mitsubishi Lancer Evo VI Tommi Makinen.

Como se viu, a drag race do ¼ de milha foi bastante equilibrada com os dois modelos a realizarem o mesmo tempo, 12,5 segundos, mas no 'photo finish' é possível verificar que o Yaris GR bateu o Lancer por muito pouco.

Já numa variante da corrida lançada, em terceira velocidade, o Yaris GR realiza um melhor arranque, mas o Lancer EVO VI recuperou e acabou por levar a melhor.

No teste de travagem a cerca de 110 km/h, o Toyota Yaris GR acabou por bater o Mitsubishi Lancer Evo VI Tommi Makinen, deixado tudo empatado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos