Conhece o Jakob? Foi neste dia que o primeiro Volvo rodou na estrada

  • Redação Autoportal
  • 14 abr 2020, 12:03

No dia 14 de abril de há 93 anos, este foi o primeiro modelo da marca sueca a sair à rua

O dia 14 de abril de 1927 foi o primeiro dia em que um Volvo saiu para a estrada. E é neste dia que a marca sueca celebra o seu aniversário. Neste 2020 tão particular que se vive, a Volvo assinala os seus 93 anos.

“Não foi o dia de constituição da empresa, nem o dia em que surgiu a ideia, nem tão pouco o dia em que construímos um qualquer motor, foi sim o momento em que o primeiro Volvo saiu do portão da fábrica de Lundby, em Gotemburgo. O primeiro Volvo a rolar na estrada.”

PUB

Pelas 10 horas da manhã do dia 14 de abril de 1927, Hilmer Johansson, diretor de vendas, conduziu para a rua o Volvo ÖV4, um descapotável com motor de 4 cilindros que ficaria conhecido como “Jakob”. A carroçaria era construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, coberta com folha metálica e estava disponível nesta única combinação de cores: azul-escuro com guarda-lamas pretos.

A Volvo nasceu do sonho de dois homens: Assar Gabrielson e Gustav Larson. A inovação no capítulo da segurança veio também como uma resposta a um vazio de mercado pela inexistência de um automóvel suficientemente robusto e preparado para o clima inóspito e os rigorosos invernos da Escandinávia.

PUB

A elevada sinistralidade nas estradas suecas nos anos 20 preocupava Gabrielson e Larson e o automóvel deveria ser sinonimo de alegria, progresso e liberdade; nunca de sofrimento e morte.

“Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança."

O mote dado por Gabrielson e Larson manteve-se ao longo destes 93 anos através do posicionamento e dos valores da marca com o foco “nas pessoas, na segurança, na vida, no respeito”.

PUB

A Volvo orgulha-se das inovações no capítulo da segurança desde o cinto de três pontos, a terceira luz de travagem ou os airbags, até à deteção de peões, automóveis, ciclistas ou animais com travagem automática e passando por “dezenas de outros 'gadgets' de segurança”.

E tudo isto foi inovado “sem patente, porque para a Volvo a segurança e a vida não têm preço e o objetivo é que todos possam beneficiar, independentemente da marca que conduzam". Por isso se diz, como lembra a marca, que “há um pouco da Volvo em cada automóvel”.

PUB

Em momento de resposta mundial à pandemia de covid-19, com “grande parte dos mercados em regime de quarentena”, a Volvo assinala que o seu aniversário deste ano “é celebrado de forma bastante diferente”. Desta forma, a Volvo Car Portugal “desafia” os seus fãs que também são aniversariantes neste mês a partilhar as suas experiencias de como irão passar ou já passaram, um aniversário diferente.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Efeméride: americanos libertaram a Volkswagen há 75 anos

Efeméride: há 70 anos nascia a lenda do Escorpião Abarth

Primeiro híbrido da Renault comemora 25 anos

Kadett Stir-Lec 1: eletrificação da Opel já vai com cinco décadas de história

Há 120 anos nascia a única marca com nome feminino: já adivinhou qual é?

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS