Porsche Taycan Turbo S vs. Tesla Model S Performance: o duelo esperado em vídeo

Dois dos grandes rivais do momento enfrentam-se em corridas e teste de travagem
Texto
Porsche Taycan vs. Tesla Model S (reprodução Youtube «Carwow»)
Porsche Taycan vs. Tesla Model S (reprodução Youtube «Carwow»)

O Porsche Taycan Turbo S e o Tesla Model S Performance são dois imponentes sedãs 100% elétricos com um desempenho que faz inveja a muitos superdesportivos com os convencionais motores de combustão.

Os dois modelos elevam a mobilidade exclusivamente elétrica para um patamar de topo e são, nesta altura, dois dos mais famosos rivais no mundo automóvel.

Um duelo entre estes dois modelos está também entre o que mais se aguardava e a equipa do «Carwow» acabou com a espera colocando ambos em confronto.

O Tesla Model S Performance em tem dois motores elétricos (Dual Mode) oferecendo com 825 cv de potência e 1.300 Nm de binário. O carro conduzido por Mat Watson tem todos as atualizações da nova motorização Raven incluindo o Cheetah Stance para descer a suspensão e melhora a tração.

Para os 2.241 kg de peso de Tesla, o Porsche tem 2.295 kg. Se ganha no peso, o elétrico alemão também com dois motores perde na potência (761 cv) e no binário (1.050 Nm).

Feitas as apresentações é altura de ver como se comportam.

Na primeira drag race, em que Mat Watson reconhece ter-se atrasado no arranque, a maior rapidez do Porshe é convincente. Com o Tesla a recorrer a todos os seus argumentos, incluindo o Chetaah Stance e o modo mais agressivo (Ludicrous), fez-se uma segunda manga. O vencedor não mudou: o Porsche fez o ¼ de milha em 10.3s e o Tesla em 104.s.

Na corrida lançada a 30 mhp (48 km/h), o Model S responde melhor na baixa velocidade, mas com o pisar do acelerador o Taycan vai recuperando e às 130 mhp (209 km/h) está a passar o Tesla. Para evitar contingências da comunicação, fez também uma segunda manga com o condutor do carro alemão a dar o tiro de partida: e o resultado voltou a ser o mesmo.

Uma terceira corrida a partir de 70 mhp (113 km/h) é realizada para ver se há diferenças em relação às mangas anteriores e o que acontece é que o Porsche começa a afastar-se do Tesla desde o lançamento. No teste de travagem, o Taycan faz o pleno de vitórias no duelo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal