Porshe Taycan bate recorde do drift mais longo de um carro elétrico

Taycan de tração traseira entrou para o Guinness com mais de 42 km em drift
Texto

O Porsche Taycan bateu o recorde de drift mais longo realizado por um veículo elétrico fazendo 42,171 quilómetros com as rodas dianteiras apontadas em direção diferente à da curva.

A proeza atestada pelo Livro Guiness de Recordes foi obtida no Porsche Experience Centre em Hockenheim pelo instrutor da marca Dennis Retera ao volante de um Taycan de tração traseira.

Retera completou 210 voltas ao círculo de drift com 200 metros em 55 minutos. A velocidade média foi de 46 km/h.

“Quando os programas de controlo de estabilidade estão desligados é extremamente fácil conseguir um ‘powerslide’ com o Porsche elétrico, especialmente com esta versão, na qual a potência é enviada exclusivamente para as rodas traseiras.

Ainda assim, foi cansativo manter a concentração a níveis elevados durante 210 voltas, especialmente porque o asfalto irrigado do circuito de drift não oferece a mesma aderência em todo o lado. Concentrei-me em controlar o drift com a direção – isto é mais eficiente do que utilizar o pedal do acelerador e reduz o risco de entrar em pião.”

O Porche Taycan junta agora este recorde a outras marcas como a de resistência de 24 horas ao longo de 3.425 km no circuito de alta velocidade em Nardò, do melhor tempo da sua classe com 7m42s no Nurburgring-Nordschleife ou as 26 acelerações a partir de posição estática até aos 200 km/h no aeródromo de Lahr.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos