David contra Golias: veja o Ford Puma ST a ser desafiado pela réplica telecomandada

Duelo entre o modelo de produção e a réplica telecomandada está gravado em vídeo
Texto

O Ford Puma ST é o primeiro SUV à venda na Europa com a assinatura Performance da marca norte-americana e a introdução deste modelo destinado a proporcionar toda a dinâmica de condução que os pergaminhos das suas iniciais comportam faz-se de várias maneiras – até pelas mais inesperadas e em casa própria, como contra uma réplica sua de outra dimensão, mas igualmente ágil.

É isto que se pode ver num duelo sob o mote ‘David contra Golias’ em que o musculado Puma ST é desafiado pelo Puma RC; ou seja, o modelo de produção do SUV com um motor 1.5 de 200 cv enfrenta em pista uma réplica telecomanda numa escala 10 vezes menor com um motor elétrico de 402 W.

O cenário do vídeo da Ford «Ford Puma ST vs RC Track Battle» foi o circuito inglês de Brands Hatch; os palcos foram dois.

O Puma ST foi conduzido pela piloto de ralis Louise Cook no Brands Hatch Indy Circuit com a mira num tempo-alvo de 60 segundos para cumprir na volta única a fazer. O Puma RC à escala 1/10 foi telecomandado pelo piloto profissional de RC Lee Martin na pista de karts de Brands Hatch, com uma distância total de 220 metros por volta, tendo por meta os 20 segundos por cada uma das três voltas a fazer.

Diferentes nos tamanhos, idênticos em tantos predicados, como a tração dianteira deste exemplar único do Puma RC, estas são as características próprias a modelo e réplica:

  Puma ST Puma RC
Motor 1,5 litros Ford EcoBoost 200 cv Motor elétrico 402 W sem escovas
Transmissão Tração dianteira, caixa manual de 6 velocidades Tração dianteira, caixa com 1 velocidade
Aceleração 0-100 km/h em 6.7 segundos 0-80 km /h em 3 segundos
Velocidade máxima 220 km/h 80 km/h
Rodas 19” 1,9''
Comprimento 4.226 mm 420 mm
Altura 1.533 mm 155 mm
Peso 1,358 kg 1,3 kg

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos