Efeméride: Mazda R360 Coupé comemora 60 anos

R360 ajudou a definir a filosofia de produção automóvel da Mazda
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A aposta do setor automóvel na mobilidade elétrica é transversal a todas as marcas que apostam em modelos mais eficientes.

A Mazda não foge à aposta num futuro elétrico, mas a marca nipónica aproveitou agora para lembrar os 60 anos do seu primeiro modelo de passageiros.

O Mazda R360 Coupé, com a arquitectura de um pequeno coupé, foi lançado há 60 anos, estabelecendo, desde logo, no Japão, uma nova referência entre os microcarros, superando toda a concorrência desde o primeiro dia.

Para além disso este modelo definiu o ADN da marca como construtor de veículos, eficientes e, acima de tudo, divertidos de conduzir.

Pouco conhecido fora do Japão, o Mazda R360 foi um sucesso no seu país de origem e no dia lançamento, em Maio de 1960, venderam-se 4.500 unidades deste primeiro modelo de passageiros da Mazda, proposta que até ao final desse ano conquistaria quase dois terços do crescente segmento denominado 'kei car', bem como mais de 15% do mercado total doméstico.

O R360 não foi o primeiro 'kei car' do mercado, mas tornou-se imediatamente no mais popular, graças ao seu visual elegante, concepção de baixo peso, condução envolvente e preço acessível, ou seja, as mesmas características que definem os actuais modelos Mazda.

Face aos modelos da concorrência com motor a 2 tempos, o R360 destacou-se pela sua elevada eficiência, resultante de um motor a 4 tempos mais silencioso e menos poluente, bem como mais económico, fiável e simples de utilizar.

Com 360 cm3, este bloco de 2 cilindros em V desenvolvia uma potência máxima de 16 CV (12 kW), o que não parece muito, mas era suficiente para os magros 380 kg de peso do conjunto. A velocidade máxima de 90km/h estava adequada à sua classe, sendo mesmo algo excessiva, tendo em conta o estado das estradas japonesas no início da década de 1960.

Ao limitar as dimensões dos veículos deste segmento 'kei car' (3 m x 1,3 m), bem como a cilindrada dos motores (360 cc), o governo japonês tinha como objectivo apoiar a sua indústria.automóvel, incentivando a criação de modelos acessíveis ao grande público e, assim, satisfazer a enorme procura que começava a registar-se por todo o país.

Para cumprir os objetivos a Mazda centrou as atenções no equilíbrio dos factores que podia controlar, como os critérios de concepção e o peso.

Assim o motor do R360, colocado na traseira, contava com cabeças em alumínio e ligas de magnésio para a carcaça de transmissão e do cárter do óleo. O capô era, também ele, em alumínio, e o óculo traseiro utilizava um tipo de plexiglass, especialmente desenvolvido para o efeito.

Por sua vez, a estrutura do tipo monocoque apresentava diversas soluções com vista à redução do peso, bem como níveis de segurança passiva acima da média.

Apesar dos custos associados à inovadora engenharia e aos materiais utilizados, a eficiência de produção permitiu à Mazda propor o R360 a preços baixos, na casa dos 300.000 yenes para uma versão de caixa manual, o então equivalente a cerca de 800 euros.

Desta forma o R360 ajudou a definir a filosofia de produção automóvel da Mazda, única na indústria, tendo dominado o mercado 'kei car' desde o dia em que foi lançado.

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