Vídeo: passar o ‘vermelho’ é pior para a bicicleta do que para a pick-up

  • Redação Autoportal
  • 16 jan, 20:30
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim
Acidente entre pick-up e bicicleta (reproduçºao YouTube «Dash Cam Owners Australia)

Nem o tempo de espera proprocionado pelos semáforos foi suficiente para evitar o acidente

Passar com o sinal vermelho nunca deve ser feito e isso é válido quer para quem insiste em seguir quando o ‘vermelho’ já ‘caiu’ quer para quem arrisca quando a luz que obriga à paragem ainda não deu lugar ao verde para seguir caminho.

E foi com o juntar destas duas condições que se deu um acidente entre uma pick-up e uma bicicleta em Sidney, na Austrália: juntando o destempo do automobilista com a impaciência do ciclista.

As imagens mostram o ciclista a avançar pela travessia perpendicular ao trânsito automóvel quando ainda está o semáforo vermelho a proibir avanços, como os peões, no passeio, assim o cumprem. O ciclista vai, no entanto, avançando até ao limite do tráfego que vem pela sua esquerda.

Quando os veículos automóveis param no semáforo, dando a indicação que ‘caiu’ para eles o sinal vermelho, o ciclista avança para cumprir a travessia que falta quando a sua marcha está também ainda impedida pelo ‘vermelho’ respetivo.

Uma pick-up que já não respeita a paragem dos veículos automóveis ao seu lado surge nesse último momento descrito acertando na bicicleta uma fração de segundo antes de ‘cair’ o verde para o ciclista. E o que se vê é que nem o compasso de espera que haverá entre os vários semáforos foi suficiente para evitar que a junção de dois comportamentos a evitar culminassem num mesmo choque.

RELACIONADOS

Vídeo: manobra precipitada acaba em capotanço provocado por um cabo

Vídeo: motociclista escapa a atropelamento após colisão com camião

Vídeo: quando vem um cavalo pela direita é melhor recuar

Vídeo: alce atropela carro e vai-se embora

Vídeo: comboio cruza rua e obriga a ‘reflexos de gato’

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS