Efeméride: há 70 anos nascia a lenda do Escorpião Abarth

  • Redação Autoportal
  • 10 abr 2020, 17:39

Tazio Nuvolari deu o primeiro triunfo a Carlo Abarth em 10 de abril de 1950

Em 10 de abril de 1950, Tazio Nuvolari terminou a sua carreira de piloto de competição com um triunfo no mítico rali Palermo-Monte Pellegrino. Nuvolari foi o primeiro na sua categoria e o quinto na classificação geral. A subida da capital da Sicília ao Monte Pellegrino naquele dia 10 foi feita ao volante de um Abarth 204A. Nascia a lenda do Escorpião.

O Abarth 204A de dois lugares, com 1.100 cm3, foi o primeiro modelo construído por Carlo Abarth. A amizade entre construtor e campeão italianos que começara depois da II Guerra Mundial continuou quando ambos estavam na equipa Cristalia – Abarth à frente da equipa de Piero Dusio; Nuvolari como seu piloto – e já preparavam os kits de preparação desportiva para transformar utilitários em carro de competição.

PUB

A relação manteve-se quando Abarth fundou a sua própria equipa e começou a construir os carros sob a sua própria marca. A vitória de Nuvolari no Palermo-Monte Pellgrino para a Squadra Carlo Abarth foi a primeira de mais de 10.000 triunfos dos carros com o Escorpião negro no escudo amarelo e vermelho.

PUB

A Abarth conquistou o Campeonato Mundial de Marcas seis vezes consecutivas, entre 1962 e 1967, juntando a vitória, em 1972, no Campeonato Europeu de Marcas com Arturo Merzario como piloto, e ainda em quatro Campeonatos Europeus de Turismo (em 1965, 1966, 1967 e 1969).

Os êxitos Escorpião nos ralis tiveram expressão especial no arranque dos anos de 1970 com o Fiat 131 Abarth Rally a vencer três Campeonatos Mundiais de Marcas (em 1977, 1978 e 1980) e um Campeonato Mundial de Pilotos, em 1980, com o célebre piloto alemão Walter Röhrl, e uma Taça FIA de Pilotos em 1978 com o não menos famoso finlandês Markku Alen.

PUB

Estas vitórias foram complementadas com o triunfo em sete Campeonatos Europeus de

Ralis prolongando-se nos tempos desde 1975 a 2011 e, mais recentemente, com a vitória do Abarth 124 rally em 2018 e 2019 na Taça FIA R-GT.

Atualmente, o Abarth 124 rally irá competir no ERC 2020 sendo a sua equipa

parceira técnica nos circuitos dos Campeonatos de F4 de Itália e da Alemanha e continuando a ter o papel de marca que, em competição, prepara tecnologia que futuramente terá lugar nos modelos de produção em massa.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Primeiro híbrido da Renault comemora 25 anos

Kadett Stir-Lec 1: eletrificação da Opel já vai com cinco décadas de história

Há 120 anos nascia a única marca com nome feminino: já adivinhou qual é?

Vídeo: Porsche faz festa de anos para três modelos especiais

Foi há 125 anos que a Benz & Cie revelou o primeiro autocarro com motor a combustão

COMPUTADOR DE BORDO

Veja como deve circular nas rotundas de forma correta (ciclistas também)

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

VEJA MAIS

MAIS LIDAS