Vídeo: Golf GTI é posto à prova com o Focus ST e o Octavia vRS

Desafio pretende apurar qual dos três modelos tem melhor desempenho
Texto
Drag Race Golf GTI vs Focus ST vs Octavia vRS (Reprodução Youtube Carwow)
Drag Race Golf GTI vs Focus ST vs Octavia vRS (Reprodução Youtube Carwow)

O teste pretende apurar qual dos três modelos tem o melhor desempenho: se o Volkswagen Golf GTI, o Ford Focus ST ou o Skoda Octavia vRS

A equipa do «Carwow», com Mat Watson ao volante do Golf GTI, levou os três modelos para a pista, e colocou-os em confronto numa drag race, numa corrida lançada e numa prova de travagem.

Os três modelos apresentam motorizações semelhantes, com o Golf GTI a contar com um bloco 2.0 litros que debita 245 cv, um binário de 370 Nm e um peso de 1.463 kg.

Já o Ford Focus ST dispõe de um motor de 2.3 litros que é capaz de debitar 280 cv de potência um binário de 420 Nm, para um peso de 1.534 kg.

Por seu lado o Skoda Octavia vRS, apresenta o mesmo bloco que equipa o Volkswagen GTI, ou seja, um motor de 2.0 litros, com 245 cv de potência, 370 Nm de binário. A diferença está no peso, já que o modelo da marca checa é ligeiramente mais pesado que o Golf GTI, com 1.520 kg.

Os três modelos neste desafio apresentam transmissões automáticas.

Como se viu, o mais rápido na drag race de ¼ de milha, foi o Golf GTI, onde registou o tempo de 14.1 segundos, batendo o Octavia vRS que realizou 14.3 segundos, enquanto o Focus ST alcançou 14.6 segundos.

Na segunda corrida, lançada a 80 km/h, em modo Comfort, o Skoda Octavia vRS foi o mais rápido, com o Golf GTI a bater o Focus ST mesmo nos últimos instantes.

Numa variante da corrida lançada, em terceira velocidade e com o modo Sport, o Golf mostrou toda a sua potência, batendo o Octavia, que foi segundo na frente do Focus.

No teste de travagem a cerca de 110 km/h, o carro a parar primeiro é o Skoda Octavia vRS, que conseguiu bater o Ford Focus ST e o Golf GTI, deixando o desafio empatado, com duas vitórias para cada um dos modelos do grupo Volkswagen.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal