Já fez LIKE no AWAY magazine?

F1: Renault foi desclassificada do GP do Japão

Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg ficaram sem os pontos da corrida em Suzuka

Os dois carros da Renault foram desclassificados do GP do Japão de Fórmula 1 com a equipa francesa (e os seus pilotos) a perder(em) os 9 pontos conseguidos com o sexto lugar de Daniel Ricciardo e o décimo de Nico Hulkenberg.

Esta decisão surgiu na sequência do protesto da Racing Point alegando que os Renault usaram um sistema de travagem automatizada com pré-definição.

PUB

Após investigação dos comissários da FIA foi considerado que a Renault não violou os Regulamentos Técnicos explorando certas “ambiguidades” com o uso de “soluções inovadoras2, mas foi considerado também que violou os Regulamentos Desportivos no que respeita às ajudas aos pilotos.

Os pilotos não podem ter qualquer ajuda à condução e os comissários consideraram que este sistema os libertou de terem de fazer vários ajustes durante as voltas da corrida em Suzuka mesmo sem o sistema a funcionar com um substituto da sua condução.

A desclassificação do GP do Japão do sexto classificado Ricciardo e do nono Hulkenberg significa que Charles Leclerc (Ferrari) subiu ao sexto lugar da classificação final, Pierre Gasly (Toro Rosso) subiu ao sétimo, Sergio Pérez (Racing Point) ao oitavo, Lance Stroll (Racing Point) ao nono e Danill Kvyat (Toro Rosso) ao décimo.

Isto significa para o Mundial de Construtores que a Renault fica agora a defender o quinto lugar com apenas seis pontos de vantagem sobre a Toro Rossoe dez sobre a Racing Point.

A equipa francesa – que já tinha contestado o protesto da Racing Point – tem ainda possibilidade de recorrer desta desclassificação.

PUB