Fique a saber como são as novas cartas de condução

  • Redação Autoportal
  • 11 jan, 17:38
Nova carta de condução
Nova carta de condução

Nova carta de condução inclui uma impressão holográfica e um código de barras bidimensional QR.

O novo modelo da carta de condução foi apresentado esta segunda-feira na Casa da Moeda, em Lisboa, com a promessa de ser uma das "cartas mais seguras da europa".

A Imprensa Nacional Casa da Moeda começou a fabricar as novas cartas de condução com um novo modelo, grafismo e um código informático que a torna digital, sem ser preciso andar na carteira para a fiscalização pelas autoridades.

PUB

Desta forma, a nova carta de condução inclui uma impressão holográfica, no canto inferior direito e um código de barras bidimensional QR.

Este código, legível pelas câmaras dos telemóveis, permitirá digitalizar o documento e tê-lo disponível no telemóvel sem que os condutores tenham de trazer consigo o documento.

A impressão holográfica é um dos mecanismos que reforça a segurança da nova carta de condução.

“Consoante o ângulo em que se olha para carta, ora se vê a fotografia do titular ou o número da carta e este é um dos elementos de segurança”, sublinhou Gonçalo Caseiro, presidente do conselho de administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda, na apresentação do novo documento.

PUB

Carta 'na hora' pode começar a ser feita ainda este ano

Na apresentação da nova carta de condução, o presidente do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), Eduardo Feio, anunciou que vai arrancar ainda este ano um serviço de cartas de condução “na hora”, destinado principalmente para profissionais e para quem tenha necessidade de solicitar uma segunda via do documento.

“A pessoa vai ao balcão do IMT e assim como o passaporte, que hoje podemos obter no mesmo dia, podemos passar a ter uma carta ‘na hora’ que será essencialmente para profissionais ou para quem tenha perdido a sua carta consiga ter naquele dia a emissão” de um novo documento, afirmou Eduardo Feio, acrescentando que o serviço só existirá em alguns pontos do país, sem especificar quais.

PUB

Recorde-se que as cartas de condução, que existem em Portugal desde 1910, são fabricadas há 60 anos na Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Todos os anos são emitidas entre 800 mil e 900 mil cartas de condução, cerca de 100 mil das quais novos títulos e o resto, renovações.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Carta de condução passará a ter formato digital

Multas por uso do telemóvel ao volante vão custar o dobro

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS