Tudo o que deve saber sobre as novas matrículas para 2020

Novo modelo das chapas de matrícula está na estrada desde março
Texto
Nova Matricula (IMT)
Nova Matricula (IMT)

As novas matriculas para os veículos automóveis estrearam-se no dia 2 de março trazendo consigo uma série de novidades em relação ao formato anterior. Desde logo, as novas chapas de matrícula para 2020 trazem uma nova combinação entre letras e algarismos.

Mas há mais novidades a ter em conta, até porque os veículos matriculados em data anterior àquela podem trocar as chapas para o novo modelo, mas têm de ter em conta as especificações do formato das novas matrículas para 2020 em diante.

O novo modelo com quatro letras e dois algarismos prevê o registo de 28 milhões de novas matrículas passando a integrar as letras «K», «Y» e «W», que já fazem parte do alfabeto português.

Desde a primeira matrícula registada a 1 de janeiro de 1937 que o modelo compreende a inclusão de quatro algarismos e duas letras, em grupos de dois e separados por traços. Em dezembro de 2018, quando se apontava a introdução do novo modelo em 2019, também ainda se considerava a separação dos grupos de caracteres por traços. Mas os traços, agora, desaparecem.

Em janeiro deste ano, ficou a saber-se que não só os espaços a separar os grupos de caracteres desapareciam, como também deixariam de fazer parte das novas matrículas o mês e o ano da primeira matrícula dos veículos (incluídos também aqui os motociclos).

Conheça as novas matrículas para 2020 em detalhe

 

As novas matrículas para 2020 chegaram finalmente em março com a primeira chapa do novo modelo a ser atribuída pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) a um veículo elétrico no dia 2 desse mês.

O modelo das novas matrículas automóveis é agora composto por uma barra vertical do lado esquerdo, um grupo de duas letras, um grupo de dois algarismos e outro grupo de duas letras.

A barra vertical do lado esquerdo em fundo azul retorrefletor tem inscrito no topo o símbolo da União Europeia e em baixo o P de Portugal – nas respetivas cores amarelo e branco (retrorrefletores).

Os grupos de carateres – em preto sobre fundo branco – já não têm traços a separá-los, mas devem respeitar uma colocação centrada tanto vertical como horizontalmente e têm medidas específicas quanto au seu espaçamento.

Nas novas matrículas, os caracteres do mesmo grupo (por exemplo, AA) devem ter um espaço entre si de 10 mm; e entre os três grupos de caracteres (AA 00 AA) o espaço deve ser de 20 mm.

Os veículos com matrículas anteriores a 2 de março continuam com o seu modelo perfeitamente válido, mas têm a possibilidade de trocar pelo novo formato. Quem decidir trocar para o modelo das novas matrículas para 2020 tem de fazê-lo com uma chapa cumprindo estas medidas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano