Conheça os novos sinais de trânsito para 2020

Nova regulamentação dos sinais de trânsito entrou em vigor em abril
Texto

A Revisão do Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST) que entrou em vigor a 20 de abril trouxe um leque de novos sinais de trânsito para o ano de 2020 com o objetivo de aperfeiçoar e atualizar a sinalização rodoviária.

Esta revisão foi feita em conformidade com o Código da Estrada (CE) e em alinhamento com os objetivos do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária — PENSE 2020.

Novos sinais de trânsito para 2020 em Portugal

Dos novos sinais de trânsito introduzidos pelo revisto RST faz parte o sinal H46 (Zona residencial ou de coexistência) indicando a entrada numa zona de coexistência concebida para a utilização partilhada por peões e veículos onde vigoram regras especiais de trânsito estabelecidas no CE – como são as zonas de circulação com limite de velocidade de 30 km/h.

As novidades do RST passam também pela criação de zonas de emissões reduzidas onde é proibido o trânsito de veículos cujas emissões são superiores a um nível definido em painel adicional por cada município.

Entre os novos sinais de trânsito para 2020 na categoria de perigo estão também os que indicam a aproximação de uma passagem para velocípede e os que avisam que a via pode ser atravessada por linces-ibéricos e por anfíbios – como já se podia ver no Alentejo em janeiro.

Nos novos sinais de obrigação destacam-se os que indicam uma via obrigatória para motociclos e uma via reservada a veículos com alta taxa de ocupação.

Quanto às marcas de sinalização no pavimento, o novo RST introduz as suas dimensões com vista "à sua uniformização".

São também introduzidos ainda novos sinais de informação, novos símbolos de indicação turística, geográfica, ecológica e cultural, bem como a representação gráfica dos sinais dos condutores, dos agentes reguladores do trânsito e dos sinais luminosos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas