Novidades

Há um novo Hyundai Kauai no mercado e nós já o experimentámos

Novo Hyundai Kauai já chegou ao mercado nacional e contas com uma imagem mais elegante e sofisticada
Texto

O novo Kauai, um dos modelos da Hyundai mais procurados na Europa, já chegou ao mercado nacional, recheado de novidades, tanto por fora como por dentro.

O crossover da marca sul-coreana não passa despercebido, já que o ‘restyling’ realizado permitiu ao Kauai ganhar um design mais elegante e sofisticado.

O novo modelo é mais comprido que o seu antecessor em 40 mm, o que lhe permite transmitir num primeiro olhar, um ar mais amplo e musculado.

Na frente destaca-se o capô alongado que termina sobre a grelha central, e que revela uma forma ampla e distinta, conferindo ao novo Kauai uma aparência mais desportiva.

Para além disso, o novo design passou o símbolo da Hyundai do meio da grelha para o topo do capô, enquanto a grelha foi redesenhada e surge mais ampla.

De lado, o Kauai mantem a estrutura musculada e esculpida da versão anterior, mas a silhueta desportiva está agora ainda mais acentuada.

Já num rápido olhar pela traseira é fácil constatar que os novos grupos óticos apresentam uma aparência alongada na horizontal, refletindo desta forma a assinatura de luz única presente na dianteira.

Para além disso, um novo para-choques traseiro, que está alinhado com as proteções presentes na dianteira e lateral, é também construído com um material contrastante, enquanto as jantes de liga leve de 18 polegadas, conferem ao Kauai, uma imagem de robustez.

Ao entrarmos no habitáculo é fácil perceber que o renovado crossover da Hyundai, está mais equipado do que nunca, saltando de imediato à vista um ar mais sofisticado que a versão anterior.

No banco traseiro, dois adultos viajam de forma conforto e podem contar com 374 litros de volume de bagageira. Já na frente, o banco do condutor, permite facilmente encontrar uma boa posição de condução e contar com um bom apoio lombar.

O painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, que já conhecíamos do novo Hyundai i20, transmite um ar mais moderno ao Kauai, enquanto o ecrã táctil de inforentretenimento é de oito polegadas de série, a versão testada estava dotada de um ecrã de 10,25 polegadas do Pack Plus, conta com novas funções de conectividade, entre as quais se destaca a função de divisão de ecrã, múltiplas ligações Bluetooth, bem como a mais recente atualização Bluelink, que dá acesso a uma série de serviços conectados. Apple CarPlay e Android Auto estão também disponíveis, mas agora sem fios.

O novo Kauai está ainda equipado com recursos adicionais de reconhecimento de voz e desta forma o condutor pode ativar e controlar recursos como a climatização, o vidro traseiro e o aquecimento do espelho lateral, bem como o aquecimento do volante, por meio de um simples comando de voz.

Ainda no habitáculo, destaque para a consola central que surge redesenhada, bem como para o travão de mão que passa agora a ser elétrico. Alias é na consola central que está localizado o botão que nos permite ter acesso aos três modos de condução, Eco, Normal e Sport.

No caso da versão testada, esta contava ainda com a possibilidade de ajustar a condução ao tipo de piso, já que podíamos selecionar uma condução em areia, neve ou lama.

Já a nova iluminação ambiente, ilumina o porta-copos central, bem como os novos anéis em torno dos altifalantes e as saídas de ar que surgem com acabamentos em alumínio.

Em matéria de motorização, a versão a que tivemos acesso neste primeiro contacto com o novo Kauai, estava equipada com o bloco Diesel 1.6 CRDi de 136 cv de potência com a tecnologia mild-hybrid 48V, acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT), que se revelou bastante suave nas transições, mesmo quando pressionávamos o acelerador para permitir uma condução mais dinâmica.

Após pouco mais de três horas ao volante do novo Kauai, foi fácil perceber que o trabalho realizado pela marca ao nível das suspensões deste crossover, permitiu melhorias no conforto e na dinâmica da suspensão.

Para isso o Kauai conta com alterações realizadas ao nível das molas, amortecedores e barras estabilizadoras, que foram modificadas de forma a aumentar o conforto ao nível da condução.

No pequeno teste realizado aos comandos do novo Kauai, ficou claro que a opção pelo modo de condução ‘Sport’ altera a resposta do motor, com a pequena bateria do sistema mild hybrid, a ajudar a uma resposta mais enérgica das solicitações do acelerador.

Em matéria de ajudas à condução a Hyundai reforçou a oferta do Kauai com o Smart Cruise Control, que passa a ter a função stop & go, e o Forward Collision-Avoidance Assist que permite evitar colisões nas manobras de marcha-atrás. Já o sistema de travagem autónoma de emergência, passa a contar com a deteção de peões e ciclistas.

Outra novidade é o Rear Seat Alert, que alerta o condutor se alguém ou alguma coisa está no banco de trás quando sai do veículo. Destaque ainda para o eCall, um sistema que alerta automaticamente os serviços de emergência se os airbags forem acionados ou se o botão for pressionado.

O novo Kauai já está disponível no mercado nacional, sendo que as versões elétricas vão chegar ao mercado nacional no final dom primeiro trimestre, enquanto a nova versão N Line está prevista para mais tarde.

No que toca a preços, a marca sul-coreana revelou que o novo Kauai está disponível a partir dos 22.574,76 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano