GP de Abu Dhabi: Hamilton vence na despedida de Alonso

  • Redação Autoportal
Lewis Hamilton (Reuters)
Lewis Hamilton (Reuters)

Lewis Hamilton fechou com chave de ouro a temporada de 2018 ao vencer o GP de Abu Dhabi, a derradeira prova da temporada, alcançando assim a 11ª vitória da época e a 73.ª da carreira na Fórmula 1.

Hamilton que saiu da pole position assumiu de imediato o comando da corrida que ficou marcada pelo acidente de Niko Hukenberg, que obrigou à entrada em pista do safety car em pista.

Pouco depois aproveitando um safety car virtual provocado pelo abandono de Kimi Raikkonen,  que realizou a sua última corrida pela Ferrari, realizou a sua unica troca de pneus .

Tear-jerker of an ending for Kimi and @ScuderiaFerrari 💔#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/3ZefM3NYHZ

 

Na frente da corrida ficou então Valtteri Bottas com Vettel e Ricciardo na sua traseira. Vettel acabaria por trocar de pneus à passagem da volta de 16, seguido por Bottas e Verstappen, deixando  Daniel Ricciardo no comando da corrida na frente de Hamilton.

Ricciardo atrasou a troca de pneus e dessa forma manteve-se no comando da corrida até à volta 34, altura em que deixou Hamilton no comando da corrida para não mais o largar.

Atrás de Hamilton estava Bottas e Vettel, com Verstappen na quarta posição a tentar entrar na luta pelo terceiro lugar.

Pouco depois Vettel conseguiu despachar-se de Bottas que ao cometer um erro permitiu a ultrapassagem do piloto da Ferrari. Bottas estava claramente em dificuldades e ficou à mercê de Verstappen, pelo que o pódio na derradeira corrida da temporada estava em risco numa altura em que faltavam menos de 20 voltas para o final da corrida.

O piloto holandês da Red Bull acabou mesmo por realizar a ultrapassagem a Bottas e alcançar o terceiro lugar, enquanto Bottas voltou a entrar nas boxes para uma segunda troca de pneus depois de perder o quarto lugar para Ricciardo.

Até final Lewis Hamilton controlou a corrida e alcançou a sua 11.ª vitória da temporada e deixou Sebastian Vettel na segunda posição a 2,581s, enquanto Max Verstappen completou o pódio no terceiro lugar a 12,706s de Hamilton.

Já Daniel Ricciardo foi o quarto classificado, na última corrida que realizou com a Red Bull, enquanto Bottas fechou o top cinco.

Por seu lado Fernando Alonso concluiu a última prova na Fórmula 1 na 11.ª posição, numa época em que pontuou nove vezes, ao conseguir um quinto posto, logo a abrir, na Austrália, quatro sétimos e outros tantos oitavos.

O espanhol, o terceiro mais jovem a vencer uma corrida (22 anos e 26 dias), fechou a carreira com dois títulos mundiais (2005 e 2006), como sexto do ‘ranking’ de vitórias (32) e pódios (97) em grandes prémios (32), em mais de 300 corridas e fez a festa da despedida no final da corrida ao lado de Lewis Hamilton e Vettel.

Classificação final do GP de Abu Dhabi

Veja o  Filme da corrida.

 

Comentários

Veja mais