Africa Eco Race: Elisabete Jacinto regressa à liderança nos camiões

Piloto portuguesa venceu a etapa deste sábado, a última em Marrocos e ascendeu à liderança da prova
Texto
Elisabete Jacinto (Africa Eco Race)
Elisabete Jacinto (Africa Eco Race)

Elisabete Jacinto venceu este sábado a 5.ª etapa do Africa Eco Race na categoria de camiões e ascendeu à liderança da prova na categoria (T4)

A piloto portuguesa foi a mais rápida entre os camiões, na tirada entre Fort Chacal e Daklha, numa ligação de 638,40 km com 419,37 km cronometrados, a última etapa em solo marroquino que contou com um setor seletivo muito rápido, mas complexo do ponto de vista da navegação.

Elisabete Jacinto realizou a etapa em 3h55m56s, o que lhe valeu o sétimo lugar da geral nesta etapa, relegando para a segunda posição da categoria o Iveco do belga Igor Bouwens que terminou a cerca de 10m da piloto portuguesa que dirige o MAN com José Marques e Marco Cochinho.

O dia começou com um problema mecânico, que forçou a equipa de Elisabete Jacinto a parar, mas a recuperação permitiu-lhes vencer a categoria de camiões.

“Esta etapa era complicada em termos de navegação, porque era muito ampla, tinha poucas referências no horizonte para nos guiarmos. Ficámos desanimados quando tivemos de parar mais ou menos dois quilómetros depois da partida para resolver um berbicacho mecânico”, explicou Elisabete Jacinto, citada pela sua assessoria de imprensa, destacando os oito minutos perdidos na falha mecânica e a boa navegação para conseguir acabar bem.

"Depois fui sempre a fundo. O percurso de hoje era rápido e o piso era bom, mas andar 400 km sempre a fundo é de uma grande exigência e é muito cansativo... de modo que se tornou uma especial bastante dura. Acabámos em primeiro dos camiões o que nos deixou deveras felizes", concluiu Elisabete Jacinto.

Nota ainda para o líder da classificação geral entre os camiões à partida para a etapa deste sábado, TomasTomecek (Tatra) que ficou parado a meio da especial e que disse adeus à luta pela vitória na prova,

No final da primeira semana de Africa Eco Race, Elisabete Jacinto assumiu o comando da classificação geral (provisória) entre os camiões e tem agora uma vantagem de 1h40m para o belga Noel Essers em MAN que terminou a etapa deste sábado na quarta posição.

Domingo os pilotos cumprem o dia de descanso, em Dakhla, antes de seguirem para a Mauritânia onde tem lugar as próximas etapas do Africa Eco Race.

VEJA TAMBÉM:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias