Os PORTUGUESES que triunfaram em 2018

Figuras nacionais que brilharam nas várias categorias
Texto
Miguel Oliveira (Lusa)
Miguel Oliveira (Lusa)

Ao longo do ano que agora termina, alguns portugueses estiveram em destaque ao assinarem o nome nas páginas da história do automobilismo e motociclismo, ao fazerem entoar o hino nacional em casa e além fronteiras.

Com um percurso imaculado ou marcado pelo azar, todos eles são motivo de orgulho para os portugueses. Aqui fica a nossa seleção:

Miguel Oliveira

Miguel Oliveira voltou a mostrar em 2018 que é um campeão e depois do terceiro lugar alcançado em Moto2 em 2017, ano de estreia na categoria intermédia, o piloto português terminou a temporada de 2018 no segundo lugar do campeonato, tendo mesmo liderado o campeonato durante algumas rondas.

Em 18 corridas, Oliveira subiu ao pódio por 12 vezes e alcançou três vitórias, acabando assim por conquistar o vice campeonato a nove pontos do título e revelando uma consistência que está ao alcance de poucos.

Isto num ano em que Miguel Oliveira garantiu o passaporte para se juntar a Valentino Rossi e companhia no mundial de MotoGP em 2019, onde vai defender as cores da Tech 3 KTM, tornando-se assim no primeiro português a tempo inteiro no principal campeonato mundial do motociclismo de velocidade.

Bruno Magalhães

Um ano depois de ter sido vice-campeão no Europeu de Ralis (ERC), Bruno Magalhães volta a subir ao pódio daquela que é a mais antiga competição internacional da modalidade.

O piloto de Lisboa concluiu a temporada de 2018 no terceiro lugar, apesar da falta de orçamento o ter impedido de realizar as últimas duas provas da época.

Para a história fica a subida ao pódio por três vezes na última temporada com destaque para a vitória alcançada no Rali da Acrópole.

Arnaldo Martins

O piloto português Arnaldo Martins conquistou em 2018 o seu segundo título de campeão do mundo de Bajas na categoria quads.

A conquista do título foi alcançada na última prova da temporada na Hungria, mas Arnaldo Martins confirmou todo o seu potencial somando assim mais um resultado de relevo para o atual campeão nacional de todo-o-terreno, que apostou nos últimos anos na internacionalização da sua carreira de piloto.

Armindo Araújo

Armindo Araújo tornou-se em 2018 o primeiro pentacampeão nacional de ralis e fez a festa do do título na derradeira prova da temporada ao vencer o Rali do Algarve, última das nove provas do campeonato de 2018.

Após cinco anos de ausência dos ralis, Armindo Araújo aceitou o convite da Hyundai Portugal e regressou para se tornar o primeiro piloto a conquistar cinco vezes o título nacional ultrapassando Carlos Bica e Joaquim Santos – ambos com quatro.

O palmarés do piloto de Santo Tirso ostenta ainda um título de Campeão Mundial de Grupo N (Produção).

A Ter em conta em 2019

Tiago Monteiro

É um dos pilotos a ter em conta no próximo ano que está à porta. Tiago Monteiro viveu um ano de 2018 bastante duro na sequência do acidente registado no final de 2017 em Barcelona e  esteve impedido de competir por 415 dias.

O regresso do piloto português da Honda no WTCR à competição aconteceu apenas na ronda do Japão,  penúltima prova do campeonato, onde o Tiago Monteiro terminou em 11.º.

Totalmente recuperado da lesão que o afetou, Tiago Monteiro quer voltar a fazer entoar o hino nacional na próxima temporada do WTCR.

António Félix da Costa

Félix da Costa terminou a temporada 2017/18 na Fórmula no 15.º lugar com apenas 20 pontos, numa temporada para esquecer do piloto da MS&AD Andretti.

O piloto português chegou mesmo a reconhecer que a última temporada foi muito difícil, mas olhou sempre para o futuro com esperança. E a verdade é que António Félix da Costa não poderia desejar melhor entrada na temporada de 2018/19 com a equipa oficial da BMW.

Félix da Costa venceu a primeira corrida da temporada e vai passar o ano na liderança do campeonato de Fórmula E, e mais do que isso, deixou boas indicações para o novo ano.

Pedro Lamy

O veterano Pedro Lamy defende o títulos dos GTE Am do Mundial de Endurance conquistado em 2017 com o austríaco Mathias Lauda e o canadiano Paul Dalla Lana pela Aston Martin. A super-época que começou em 2018 prolonga-se por 2019.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano