WRC: Ott Tänak é o líder do Rali da Suécia e está a um dia da vitória

  • Redação Autoportal
Ott Tänak (Reuters)
Ott Tänak (Reuters)
Piloto da Toyota está mais perto de alcançar a vitória na segunda prova do mundial de ralis

Ott Tänak (Toyota Yaris) está a um dia de vencer o Rali da Suécia, segunda prova do mundial, depois de ter assumido o comando da prova este sábado, logo na primeira especial do dia e ter aproveitado um erro de Teemu Suninen (Ford) na segunda especial para ficar com uma vantagem confortável na frente da prova.

Suninen que teve uma saída de estrada, ficou preso num banco de neve e acabou por demorar muito para regressar à estrada acabando assim por perder a oportunidade de alcançar um lugar no pódio nesta edição do Rali da Suécia.

Alheio aos problemas dos seus adversários, Tänak, geriu a vantagem que o separa dos seus mais diretos rivais ao longo do dia e acabou a segunda etapa do Rali da Suécia com uma vantagem de 54,5s para Esapekka Lappi (Citroën) que é o segundo da geral.

A luta pelo segundo lugar está a ser bastante animada, já que Lappi e Andreas Mikkelsen (Hyundai) estão empatados no segundo lugar e Thierry Neuville (Hyundai) é quarto a 2,3s da segunda posição, mas a 56,8s do líder da prova.

"Na sexta-feira, tivemos uma tarefa difícil para podermos estar nesta posição e hoje terminámos sem problemas. Esta tarde, a aderência mudava em todas as curvas e nunca sabíamos o que esperar. Esperamos conseguir ter margem para controlar um pouco no domingo, mas nunca será fácil", sublinhou Tänak no final da etapa deste sábado.

Elfyn Evans é agora o melhor piloto da Ford, na quinta posição, a 1m08,7s do topo da classificação e na frente de Kris Meeke (Toyota) que é sexto a 1m36,5s de Tänak.

Nota ainda ainda para Sébastien Loeb (Hyundai) que continua a mostrar-se bastante mais rápido com o seu novo Hyundai i20, ocupando a sétima posição da geral a 1m38,1s do líder da prova.

Tänak, que é terceiro no Mundial de ralis, com 17 pontos, pode saltar no domingo para a liderança, pois o comandante, o francês Sébastien Ogier (Citroën), é apenas 33.º colocado, depois da desistência na véspera, a 23m45,7s de Tänak, que venceu três dos oito troços disputados, tantos quantos Ogier.

Domingo os pilotos tem pela frente o último dia de prova composto por três especiais que completam a terceira e derradeira etapa do Rali da Suécia num total de 51,31 km ao cronómetro.

  • TEMAS:
  • WRC

  • Rali da Suécia

  • Ott Tänak

Veja mais