MotoGP: Dovizioso ganha em Silverstone e lidera Mundial

Andrea Dovizioso
Andrea Dovizioso. Reuters

Andrea Dovizioso venceu neste domingo o GP da Grã-Bretanha e é o novo líder do Mundial de MotoGP.

O piloto da Ducati beneficiou não apenas deste segundo triunfo consecutivo (depois da Áustria), mas também da desistência de Marc Márquez, agora vice-comandante do campeonato.

Maverick Viñales foi o segundo classificado desta 12ª prova da época e Valentino Rossi ficou com o terceiro lugar na sua 300ª corrida da carreira na classe rainha.

Rossi arrancou muito bem assumindo o primeiro lugar a Márquez para liderar o maior número de voltas em Silverstone. O grupo de cinco pilotos composto por Dovizioso, Vinãles e cal Crutchlow, para além daqueles dois, foi-se formando - e destacando - para ser entre ele que iria discutir-se a vitória.

Crutchlow acabou por manter-se sempre colado, mas, também, por nunca atacar um dos lugares do pódio sequer (e contentou-se com ser uma satélite a melhor Honda neste domingo). Mas a primeira grande «movimentação» dentro do grupo deu-se a sete voltas do fim, quando o motor da Honda de Márquez rebentou e deixou o campeão do mundo - até hoje líder do Mundial - fora da pista.

Dovizioso passava a ser comandante virtual do campeonato com o segundo lugar que ocupava nessa altura, mas foi à procura de tudo. A três voltas do final, decidiu-se tudo.

o italiano da Ducati foi para a vitória e ultrapassou Rossi - com «Il Dottore» a ser também passado por Viñales na mesma volta. Dovizioso arrancou assim para a segunda vitória consecutiva (como já tinha feito em Mugello e na Catalunha) somando o quarto triunfo da época (como mais nenhum outro tem) e, como mais importante, colocado-se na frente do campeonato com mais nove pontos do que Márquez.


1. Andrea Dovizioso (Ducati), 40m45.496s
2. Maverick Viñales (Yamaha), +0.114s
3. Valentino Rossi (Yamaha), +0.749s
4. Cal Crutchlow (LCR Honda), +1.679s
5. Jorge Lorenzo (Ducati), +3.508s
6. Johann Zarco (Tech 3 Yamaha), +7.001s
7. Dani Pedrosa (Honda), +10.944s
8. Scott Redding (Pramac Ducati), +13.627s
9. Álex Rins (Suzuki), +15.661s
10. Álvaro Bautista (Aspar Ducati), +25.27s
(...)

 


1. Andrea Dovizioso (Ducati), 183 pontos
2. Marc Márquez (Honda), 174
3. Maverick Viñales (Yamaha), 170
4. Valentino Rossi (Yamaha), 157
5. Dani Pedrosa (Honda), 148
6. Johann Zarco (Tech 3 Yamaha), 109
7. Jorge Lorenzo (Ducati), 90
8. Cal Crutchlow (LCR Honda), 89
9. Jonas Folger (Tech 3 Yamaha), 77
10. Danilo Petrucci (Pramac Ducati), 75
(...)

  • TEMAS:
  • MotoGP

  • Silverstone

Veja mais