Alessandro Zanardi continua estável e com prognóstico reservado

Piloto italiano sofreu um violente acidente na sexta-feira numa prova de paraciclismo
Texto
Alessandro Zanardi (Lusa)
Alessandro Zanardi (Lusa)

O italiano Alessandro Zanardi, antigo piloto de Fórmula 1, continua estável com um prognóstico “sempre reservado”, na sequência do acidente que sofreu sexta-feira, durante uma prova que reuniu atletas paralímpicos, informou este domingo fonte hospitalar.

"O paciente passou a noite em condições de estabilidade cardiorrespiratória e metabólica. Ele ainda está sedado, entubado e em assistência respiratória", refere o hospital Santa Maria alle Scott, em Siena, numa atualização do boletim clínico de Zanardi.

Segundo o hospital, o italiano, apesar de um estado de “estabilidade geral”, pode ainda desenvolver um quadro negativo, por isso o seu prognóstico é “sempre reservado”.

"Quanto mais o tempo passa, mais estável fica. Isso dá-nos esperança e confiança, porque não houve retrocessos", revelou o médico Sabino Scolletta, responsável do serviço de urgências do hospital de Siena.

O clínico espera que a situação se mantenha estável para que Alessandro Zanardi possa ser avaliado a nível neurológico durante a semana.

Alessandro Zanardi, de 53 anos, sofreu um grave acidente na sexta-feira, durante uma prova que reuniu atletas paralímpicos, com bicicletas adaptadas, quando perdeu o controlo da sua ‘handbike’ (bicicleta de mão) e embateu contra um veículo pesado, tendo sido transportado de helicóptero para um hospital de Siena.

Recorde-se que Zanardi sofreu a amputação das duas pernas em consequência do grave acidente sofrido em 2001 no circuito alemão de Lausitzring, numa prova do campeonato norte-americano de Fórmula Indy.

Depois deste acidente, o piloto italiano não abandonou o desporto e iniciou uma carreira vitoriosa como paraciclista, que o levou a conquistar quatro medalhas de ouro paralímpicas e 12 títulos mundiais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano