Lousã, Góis e Arganil de regresso ao Rali de Portugal

ACP confirmou regresso do Rali de Portugal aos míticos troços da zona centro
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Rali de Portugal (Lusa)
Rali de Portugal (Lusa)

A etapa portuguesa do Mundial de Ralis realiza-se entre 30 de maio e 2 junho e promete muitas emoções aos adeptos da modalidade.

O Rali de Portugal 2019 vai levar pela primeira vez o WRC  para os troços míticos de Arganil, Góis e Lousã, depois de muitos anos fora do programa da prova, anunciou hoje o organizador Automóvel Club de Portugal (ACP).

O presidente do ACP, Carlos Barbosa, salientou o regresso a territórios que estavam afastados da prova desde 2001 e vincou a expectativa da organização de este ano “aumentar o retorno” económico de 138 milhões de euros gerados na anterior edição, apesar de considerar “excecional” a magnitude dos números do ano passado.

“Este ano o Rali vai ser excecional, pois vamos, finalmente, à zona Centro, que era uma grande ambição do Rali de Portugal há já uma série de anos. Com a saída de três câmaras do Norte – Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima –, pudemos fazer o troço de Góis, Lousã e Arganil. Estamos muito contentes por poder voltar ao Centro e nos aproximarmos do velho figurino do Rali de Portugal”, afirmou o presidente do ACP.

A partida oficial vai ter lugar em Coimbra, junto à Porta Férrea da Universidade. A Exponor, em Matosinhos, mantém-se como base operacional da prova, com as verificações administrativas e técnicas, o parque de assistência e a maior parte das partidas e chegadas da 7ª jornada do Campeonato do Mundo de Ralis.

O Rali de Portugal tem um percurso de 1.463,55 km, dos quais 311,59 km disputados ao cronómetro ao longo de 20 especiais de classificação.

É precisamente no dia 30 de maio que acontece o primeiro espetáculo com os principais pilotos a passarem pelo menos três vezes pelo circuito de Baltar, no município de Paredes, onde se realiza o Shakedown da prova.

Ainda no dia 30 de maio surge uma das principais novidades da prova do Automóvel Club de Portugal, com o regresso do rali à zona Centro e com a cidade de Coimbra a acolher a cerimónia oficial de partida da prova.

No dia 1 de junho os pilotos seguem para os troços da Lousã, Góis e Arganil. Entre as duas passagens nestas classificativas, oportunidade para o público ver mais de perto pilotos e carros no reagrupamento e na zona de troca de pneus, no centro de Arganil.

Concluídos os 91,50 km cronometrados na região Centro, os pilotos rumam ao norte para a disputar a única Super Especial da prova, no Eurocircuito de Lousada.

O dia e de junho vai começar em Vieira do Minho, este ano com novidades no início do percurso, seguindo para os já bem conhecidos troços de Cabeceiras de Basto, na Serra da Cabreira, e Amarante, a classificativa mais longa da prova, com 37,60 km, com início em Mondim de Basto. Em termos desportivos, o dia completa-se com a Gaia Street Stage, uma dupla classificativa disputada num percurso inédito com partida no Cais de Gaia e final junto ao edifício da Câmara Municipal.

Fafe volta a dominar o último dia de competição. Além da incontornável classificativa de Fafe-Lameirinha, em formato de Power Stage na segunda passagem, os troços de Montim e de Luílhas completam o programa.

A consagração dos pilotos e equipas está marcada para a Marginal de Matosinhos, junto ao mar.

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