Zanardi sofreu "graves danos cerebrais" e ficará sedado nos próximos dias

  • Redação Autoportal
  • 20 jun 2020, 13:36
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim

Piloto e atleta paralímpico sofreu um acidente violento na sexta-feira

O italiano Alessandro Zanardi, antigo piloto de Fórmula 1, sofreu “graves danos cerebrais” e vai continuar sedado por alguns dias, na sequência do acidente que sofreu na sexta-feira, durante uma prova que reuniu atletas paralímpicos, informou este sábado fonte médica.

“Zanardi sofreu danos cerebrais graves, o seu estado pode agravar-se, é verdade, mas por agora a situação é estável e essa possibilidade está, para já, excluída. Os seus parâmetros respiratórios são satisfatórios, mas, evidentemente, está ventilado”, afirmou o médico Sabino Scolletta, do hospital Le Scotte de Siena.

O médico explicou que Zanardi, que na sexta-feira à noite foi submetido a uma neurocirurgia que durou três horas, vai continuar sedado nos próximos dias para estudar a evolução da situação clínica.

Zanardi, de 53 anos, sofreu um grave acidente na sexta-feira, durante uma prova que reuniu atletas paralímpicos, com bicicletas adaptadas, quando perdeu o controlo da sua ‘handbike’ (bicicleta de mão) e embateu contra um veículo pesado, tendo sido transportado de helicóptero para um hospital de Siena.

RELACIONADOS

Alex Zanardi sofre acidente grave

Alex Zanardi bate recorde mundial do Iron Man paralímpico

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS