Vídeo: equipa de F1 da Aston Martin mostra como trabalha o túnel de vento

  • Redação Autoportal
  • 3 out, 16:35
O AMR21 no túnel de vento (captura YouTube 
Aston Martin Cognizant Formula One Team)
O AMR21 no túnel de vento (captura YouTube Aston Martin Cognizant Formula One Team)

Processo fundamental no trabalho da aerodinâmica de uma equipa de F1

O trabalho no túnel de vento é essencial no mundo automóvel e a Fórmula 1 não foge a esta realidade. A Aston Martin mostra como a conceção dos carros passa de forma determinante por esta fase com um vídeo em que explica «O papel do túnel de vento na Fórmula 1».

Os responsáveis da equipa de F1 da Aston Martin pelo trabalho com o túnel de vento têm como propósito medir a performance aerodinâmica do carro e conseguem, assim, fazer uma série de testes em tamanho real.

PUB

Sendo os limites da FIA cada vez mais rigorosos sobre o que pode desenvolver-se no túnel de vento, torna-se então crucial a eficiência dos procedimentos, nomeadamente, na rapidez da recolha de dados

Uma das técnicas utlizadas é a da velocimetria por imagem de partículas (PIV na sigla inglesa), que consiste na libertação de partículas no túnel de vento para seguirem a aerodinâmica do carro sendo aquelas depois iluminadas por laser e por câmaras e fotografadas por entre curtos intervalos.

A análise detalhada e intensiva faz-se por áreas especificas do carro com vista a uma compilação dos dados para uma visão da aerodinâmica geral do carro.

PUB

Os dados são depois analisados em computador com algoritmos para conseguir as visões abrangentes sobre os fluxos de ar. E a rapidez dos processos volta a ser fundamental.

Continuar a ler

RELACIONADOS

F1: Aston Martin investe mil milhões com diretor da McLaren no primeiro título de Hamilton

GP da Rússia: Hamilton passa para a frente do Mundial com a vitória 100 na F1

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS