Vídeo: equipa de F1 da Aston Martin mostra como trabalha o túnel de vento

Processo fundamental no trabalho da aerodinâmica de uma equipa de F1
Texto
O AMR21 no túnel de vento (captura YouTube 
Aston Martin Cognizant Formula One Team)
O AMR21 no túnel de vento (captura YouTube Aston Martin Cognizant Formula One Team)

O trabalho no túnel de vento é essencial no mundo automóvel e a Fórmula 1 não foge a esta realidade. A Aston Martin mostra como a conceção dos carros passa de forma determinante por esta fase com um vídeo em que explica «O papel do túnel de vento na Fórmula 1».

Os responsáveis da equipa de F1 da Aston Martin pelo trabalho com o túnel de vento têm como propósito medir a performance aerodinâmica do carro e conseguem, assim, fazer uma série de testes em tamanho real.

Sendo os limites da FIA cada vez mais rigorosos sobre o que pode desenvolver-se no túnel de vento, torna-se então crucial a eficiência dos procedimentos, nomeadamente, na rapidez da recolha de dados

Uma das técnicas utlizadas é a da velocimetria por imagem de partículas (PIV na sigla inglesa), que consiste na libertação de partículas no túnel de vento para seguirem a aerodinâmica do carro sendo aquelas depois iluminadas por laser e por câmaras e fotografadas por entre curtos intervalos.

A análise detalhada e intensiva faz-se por áreas especificas do carro com vista a uma compilação dos dados para uma visão da aerodinâmica geral do carro.

Os dados são depois analisados em computador com algoritmos para conseguir as visões abrangentes sobre os fluxos de ar. E a rapidez dos processos volta a ser fundamental.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos