e-Prix de Londres: Félix da Costa faz grande recuperação e a luta pelo título aumenta

Líder do campeonato não pontuou e Jake Dennis juntou-se à disputa
Texto
Jake Dennis
Jake Dennis

António Félix da Costa (DS Techeetah) terminou a corrida deste sábado do e-Prix de Londres no oitavo lugar e somou 4 valiosos pontos que contribuem para o aumento da luta pelo título de campeão mundial de Fórmula E, cuja próxima etapa é já neste domingo com a segunda prova da ronda dupla inglesa deste fim de semana.

O piloto português cruzou a meta no nono lugar, mas uma desclassificação posterior de Sébastien Buemi (Nissan) promoveu-o um lugar na classificação da corrida e deu-lhe 4 pontos, ao invés de apenas 2, deixando-o a apenas 1 ponto do primeiro lugar do Mundial.   

O vencedor da primeira corrida deste e-Prix de Londres foi Jake Dennis (BMW Andretti) partindo do segundo lugar da grelha, mas mostrando-se mais forte do que Alex Lynn (Mahindra), que acabou por ficar em terceiro. O segundo lugar foi para Nyck de Vries (Mercedes).

Félix da Costa partiu do 17.º lugar da grelha – com o líder do Mundial, Sam Bird (Jaguar) – ao seu lado, mas o bom arranque do piloto português permitiu-lhe logo ganhar três lugares numa primeira volta com vários toques.

Numa corrida em que os dois ‘attack modes’ foram de tempo a dobrar (cada um com 8 minutos), Félix da Costa já estava em 12.º lugar com apenas 10 minutos de prova. o português ativou o segundo ‘attack mode’ ainda na primeira metade dos 45 minutos de prova e acabou por entrar nos pontos.

Passando o penalizado Norman Nato (Venturi), que não constituía, assim, problema, Félix da Costa foi gerindo os 2 pontos a ganhar a Bird, com Stoffel Vandoorne (Mercedes) em igualdade com o português no recurso ao ’fan boost’ e segurando o oitavo lugar.

Birda não só não pontuou como nem sequer acabou a prova e a luta pelo mundial aqueceu ainda mais a três corridas do final, pois os primeiros calassificados ficaram mais perto com um salto de Dennis para o segundo lugar após esta que foi a sua segunda vitória da época.

Classificação do Mundial de Fórmula E:

1. Sam Bird (Jaguar), 81 pontos

2. António Félix da Costa (DS), 80

3. Jake Dennis (BMW Andretti), 79

4. Nyck de Vries (Mercedes), 77

5. Robin Frijns (Envision), 76

(...)

No campeonato de equipas, a DS do piloto português e Jean-Éric Vergne lidera com 148 pontos, a Virgin é segunda classificada com 146 e a Jaguar está em terceiro lugar com 141 pontos.

O campeonato segue ao rubro já neste domingo com a segunda corrida deste e-Prix de Londres, a sexta ronda dupla das sete já realizadas. A oitava e última ronda do Mundial, também em fim de semana de duas corridas está marcada para Berlim a 14 e 15 de agosto.

[artigo atualizado após a desclassificação de Buemi e a promoção de Félix da Costa ao oitavo lugar da corrida deste sábado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano