Fórmula E: Félix da Costa é vice-líder do campeonato com pódio e volta mais rápida

Piloto português da DS ficou em terceiro lugar na segunda corrida em Nova Iorque
Texto
António Félix da Costa
António Félix da Costa

António Félix da Costa conseguiu um valoroso pódio na segunda corrida do e-Prix de Nova Iorque e o piloto português defende agora o título de campeão da Fórmula já na vice-liderança do Mundial.

Depois do 12.º lugar na véspera no circuito citadino de Brooklyn, Félix da Costa veio para a corrida 11 do campeonato mais à frente na grelha e o sétimo lugar na largada foi o ponto de partida para uma corrida de ataque paciente que terminou no terceiro lugar.

O piloto português da DS ganhou logo uma posição no arranque e esse mote veio a ter desenvolvimentos na parte final. Sam Bird (na pole position) e Mitch Evans deram à Jaguar a primeira linha da grelha e nesta ordem saíram para uma longa parte da corrida.

O primeiro ‘attack mode’ acabou por não surtir efeitos para o português, mas o que correu mal nessa ocasião foi compensado na segunda passagem obrigatória para ganhar potência extra e o DS #13 ultrapassou os dois Porsche de uma vez.

Subindo ao quatro lugar já na segunda metade da corrida, Félix da Costa foi à procura do terceiro lugar detido por Nick Cassidy (Vision), mas nem o ‘fan boost’ deu armas ao português para chegar na altura a uma posição de pódio.

Mas isso não quis dizer que a corrida estivesse decidida com os dois Jaguar confortáveis na frente. Mitch Evans deu um toque no muro já nos dois últimos minutos e o neozelandês foi desse logo ultrapassado por Cassidy e pelo português iniciando uma queda na classificação que acabou fora dos pontos.

Com Bird inalcançável no comando, Cassidy e Félix da Costa seguiram também no segundo e terceiro lugares, respetivamente, sem mais alterações a não ser a confirmação da volta mais rápida para o português da DS.

Classificação do Mundial de Fórmula E:

1 Sam Bird (Jaguar), 81 pontos

2 António Félix da Costa, 76 pontos

3 Robin Frijns (Envision), 76

4 Edoardo Mortara (Venturi), 72

(...)

O e-Prix de Nova Iorque foi a quinta ronda dupla das seis etapas já realizadas. Com 11 corridas feitas, o campeonato segue para mais uma jornada dupla com o e-Prix de Londres a 24 e 25 deste mês.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos