Fórmula E: Félix da Costa termina nos pontos em Hong Kong

Vitória de Sam Bird na quinta prova da época aconteceu com polémica
Texto
António Félix da Costa (BMW)
António Félix da Costa (BMW)

António Félix da Costa somou um ponto em Hong Kong terminando em décimo lugar depois de partir do 20.º posto para a quinta corrida do Mundial de Fórmula E, que terminou com polémica em relação ao vencedor.

Sam Bird (Envision) foi o vencedor que subiu ao pódio no primeiro lugar depois de um final de prova em que, na tentativa de ultrapassar André Lotterer na luta pelo primeiro lugar, tocou no DS do alemão, que acabou por cair para último com um furo.

Bird foi o primeiro a repetir uma vitória nesta época e passou para a liderança do campeonato, mas nem o britânico nem a equipa fizeram grandes festejos enquanto não ficou confirmada a vitória na secretaria.

Eduardo Mortara (Venturi) e Lucas di Grassi (Audi) ficaram, respetivamente, no segundo e terceiro lugares desse ePrix de Hong kong.

A corrida foi agitada desde o início com Stoffel Vandoorne (HWA) a perder logo a pole position para Oliver Rowland (Nissan) e muitos toques e teve mesmo de ser interrompida quando Felipe Nasr (Dragon) bateu e recebeu também os embates dos Mahidra do até este domingo líder do campeonato, Jérôme D’Ambrosio, e Pascal Wehrlein.

Com 35 minutos para correr após o retomar da prova, Félix da Costa já rodava em 14.º lugar. Na frente, Bird fazia o primeiro assalto ao comando dando um toque em Rowland e passando mesmo para a frente. Mas, de rajada, foi Lotterer quem assumiu o comando.

O piloto português da BMW ia com cuidado beneficiando das várias desistências e o abandono de Vandoorne obrigou a mais um Safety Car a um quarto de hora do fim; o que voltou a acontecer a cinco minutos do final, com Rowland a ser a oitava desistência.

A Corrida recomeçou a dois minutos do fim com o ataque de Bird a Lotterer e o carro do britânico tocou no DS a duas voltas do final. Na última volta, o alemão já rodava com o pneu traseiro direito furado acabando por cair para o 14.º lugar e Félix da Costa a entrar nos pontos.

Classificação do ePrix de Hong Kong:

1. Sam Bird (Envision)

2. Edoardo Mortara (Venturi)

3. Lucas di Grassi (Audi)

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Sam Bird (Envision), 71 pontos

2. Jérôme D’Ambrosio (Mahindra), 53

3. Lucas di Grassi (Audi), 49

4. António Félix da Costa (BMW), 47

5. Edoardo Nortara (Venturi), 45

(...)

Classificação do Mundial de Equipas:

1. Envision, 111 pontos

2. Mahindra, 83

3 Audi, 81

4. BMW, 65

5 DS, 58

(...)

O Mundial 2018/19 de Fórmula E prossegue na China com o ePrix de Sanya no próximo dia 23.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias