O MotoGP está na casa de Miguel Oliveira: os horários do GP de Portugal

Piloto português chega a Portimão com a motivação de retomar os bons resultados
Texto
Miguel Oliveira (Lusa)
Miguel Oliveira (Lusa)

O fim de semana mais aguardado do MotoGP para os portugueses chegou. A festa da participação de Miguel Oliveira na sua corrida de casa já se faz, como aconteceu com a chegada do piloto português a Portimão, e a competição começa em pista na sexta-feira.

O GP de Portugal de MotoGP mora desde 2020 no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) e o ano do regresso da categoria ao país não podia ter acontecido com melhor resultado: Miguel Oliveira saiu da pole position para vencer de forma categórica. Em 2021, o português não foi feliz em duas passagens da classe pelo AIA.

Neste fim de semana, outro desejo não tem o Falcão se não voltar aos bons resultados na sua casa perante o seu público. E voltar aos bons resultados tem um significado concreto também em relação à presente época, em que Miguel Oliveira já experimentou um pouco de tudo: já venceu (Indonésia), já abandonou (Qatar), já terminou dentro (Argentina) e fora (Américas) dos pontos.

Com estes resultados, o piloto português da KTM ocupa o atual nono lugar do Mundial, com 28 a pontos, a 33 de distância do líder, que é Enea Bastianini (Gresini Ducati). Numa temporada que não tem fugido à regra de muita alternância e competitividade no somar das primeiras quatro provas, muito se espera que ainda possa acontecer.

O campeão do mundo, Fabio Quartararo (Yamaha) ainda não ganhou qualquer corrida na defesa do título e tem como melhor resultado um segundo lugar. As Ducati oficiais ‘teimam’ em não confirmar o favoritismo e ainda só conseguiram um lugar no pódio até agora. O hexacampeão Marc Márquez continua a ser uma incógnita em relação ao seu ‘regresso’...

A maior consistência, até agora, tem tido espelho no fantástico Bastianini que, com a Ducati da satélite Gresini foi o único a vencer duas corridas neste ano. À procura da consistência que lhe permita manter-se no patamar dos resultados positivos entre prestações tão diferentes esta Miguel Oliveira e o palco para essa solidificação não podia ser o melhor para o português.

O AIA é bem conhecido do Falcão e a ‘montanha russa’ de Portimão, como é apelidado, estará ‘aberta’ a uma corrida de 25 voltas na categoria rainha. A pista portuguesa com 4,6 km de perímetro caracteriza-se não só pelas suas elevações e descidas, mas pela reta de quase 1 km (970 m) e pelas 15 curvas (6 esquerdas e 9 direitas).

Fique a par dos horários do fim de semana:

Sexta-feira Sábado Domingo
09h55-10h40 Treinos Livres 1 09h55-10h40 Treinos Livres 3 09h40-10h00 Warm Up
  13h30-14h00 Treinos Livres 4 13h00 Corrida (25 voltas)
14h10-14h55 Treinos Livres 2 14h10-14h25 Qualificação 1  
  14h35-14h50 Qualificação 2  

O GP de Portugal de é quinta prova do Mundial de MotoGP num calendário de 21 corridas previstas para esta época.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias