F1: Autódromo do Algarve é o quarto circuito diferente a acolher o GP de Portugal

F1 está de regresso a Portugal no fim de semana para a 12.ª ronda da temporada
Texto
Fórmula 1 (Associated Press)
Fórmula 1 (Associated Press)

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai receber no fim de semana, o GP de Portugal de Fórmula1.

O regresso da classe rainha do automobilismo a Portugal vai ter lugar no Circuito de Portimão, o quarto palco diferente a acolher o GP de Portugal de F1, depois da Boavista, Monsanto e Estoril terem recebido a competição nas 16 edições anteriores.

O circuito citadino da Boavista, no Porto, foi o primeiro palco português da Fórmula 1, em 1958. Em 14 de agosto desse ano, o britânico Stirling Moss (Vanwall) foi o primeiro vencedor do GP de Portugal. Um ano mais tarde, Moss repetiu o triunfo, mas desta feita no circuito de Monsanto, em Lisboa.

O GP de Portugal regressou em 1960 à Boavista, numa corrida que terminou com a vitória do australiano Jack Brabham (Cooper-Climax).

A partir de 1960, a Fórmula 1 deixou de passar por Portugal e só regresso 1984, no Autódromo do Estoril, onde se manteve até ao dia 22 de setembro de 1996.

O canadiano Jacques Villeneuve (Williams) sagrou-se o último vencedor da prova, deixando o seu companheiro de equipa, o britânico Damon Hill, na segunda posição,. enquanto o alemão Michael Schumacher, em Benetton, completou o pódio.

Entre os momentos marcantes do GP de Portugal, destaque para a edição de 1985, em que se assistiu ao primeiro dos 41 triunfos de Ayrton Senna (Lotus) no campeonato.

O Estoril assistiu ainda à última vitória de Nigel Mansel (Williams) na Fórmula 1.

O francês Alain Prost e o britânico Nigel Mansel são os pilotos com mais triunfos na prova portuguesa, três, seguidos de Stirling Moss, com dois.

Jack Brabham, Ayrton Senna, o austríaco Gerhard Berger, o italiano Riccardo Patrese, Michael Schumacher, Damon Hill, Jacques Villeneuve e o britânico David Colthard foram os restantes vencedores em Portugal.

Apesar de quatro pilotos portugueses terem passado pela Fórmula 1, apenas dois disputaram o GP de Portugal: Nicha Cabral, em 1959, ano em que terminou na 10.ª posição, e 1960 (abandono por acidente) e Pedro Lamy, na década de 1990.

Agora 24 anos depois da última corrida no Estoril, o GP de Portugal de F1 está de regresso, desta vez ao Autódromo Internacional do Algarve, que recebe pela primeira vez a competição.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal