F1: Autódromo do Algarve é o quarto circuito diferente a acolher o GP de Portugal

  • Redação Autoportal
  • 20 out 2020, 08:37
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim
Fórmula 1 (Associated Press)

F1 está de regresso a Portugal no fim de semana para a 12.ª ronda da temporada

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai receber no fim de semana, o GP de Portugal de Fórmula1.

O regresso da classe rainha do automobilismo a Portugal vai ter lugar no Circuito de Portimão, o quarto palco diferente a acolher o GP de Portugal de F1, depois da Boavista, Monsanto e Estoril terem recebido a competição nas 16 edições anteriores.

O circuito citadino da Boavista, no Porto, foi o primeiro palco português da Fórmula 1, em 1958. Em 14 de agosto desse ano, o britânico Stirling Moss (Vanwall) foi o primeiro vencedor do GP de Portugal. Um ano mais tarde, Moss repetiu o triunfo, mas desta feita no circuito de Monsanto, em Lisboa.

O GP de Portugal regressou em 1960 à Boavista, numa corrida que terminou com a vitória do australiano Jack Brabham (Cooper-Climax).

A partir de 1960, a Fórmula 1 deixou de passar por Portugal e só regresso 1984, no Autódromo do Estoril, onde se manteve até ao dia 22 de setembro de 1996.

O canadiano Jacques Villeneuve (Williams) sagrou-se o último vencedor da prova, deixando o seu companheiro de equipa, o britânico Damon Hill, na segunda posição,. enquanto o alemão Michael Schumacher, em Benetton, completou o pódio.

Entre os momentos marcantes do GP de Portugal, destaque para a edição de 1985, em que se assistiu ao primeiro dos 41 triunfos de Ayrton Senna (Lotus) no campeonato.

O Estoril assistiu ainda à última vitória de Nigel Mansel (Williams) na Fórmula 1.

O francês Alain Prost e o britânico Nigel Mansel são os pilotos com mais triunfos na prova portuguesa, três, seguidos de Stirling Moss, com dois.

Jack Brabham, Ayrton Senna, o austríaco Gerhard Berger, o italiano Riccardo Patrese, Michael Schumacher, Damon Hill, Jacques Villeneuve e o britânico David Colthard foram os restantes vencedores em Portugal.

Apesar de quatro pilotos portugueses terem passado pela Fórmula 1, apenas dois disputaram o GP de Portugal: Nicha Cabral, em 1959, ano em que terminou na 10.ª posição, e 1960 (abandono por acidente) e Pedro Lamy, na década de 1990.

Agora 24 anos depois da última corrida no Estoril, o GP de Portugal de F1 está de regresso, desta vez ao Autódromo Internacional do Algarve, que recebe pela primeira vez a competição.

RELACIONADOS

GP de Portugal de F1 vai ter menos público que o previsto

“DGS está a rever programação de público” na F1 e no MotoGP

GP de Portugal de F1 e o memorável terceiro título de Niki Lauda

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS