Descoberto o molde original do primeiro carro de Fórmula 1 britânico

O molde da carroçaria a partir do qual se construiu o primeiro F1 britânico estava perdido há mais de 70 anos
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O molde do BRM Mark 1 P15 V16
O molde do BRM Mark 1 P15 V16

O pessoal da BRM ainda está meio incrédulo com o que acaba de acontecer, mas é mesmo real. O molde de carroçaria original que deu origem ao BRM Mark 1 P15 V16 foi finalmente descoberto. Esta é uma peça que andava em local incerto há mais de 70 anos e que foi alvo de uma busca muito ativa nos últimos cinco. Mas, numa incrível combinação de pesquisa e sorte, mas também de diversas conversas com jornalistas, colecionadores e pessoas com uma memória fantástica, o molde foi finalmente descoberto.

Em 1949, este mesmo molde foi usado para construir os primeiros seis modelos da BRM, que foram revelados no final desse ano e participaram em competições internacionais no circuito de Goodwood em setembro de 1950. Rapidamente, os responsáveis pela BRM perceberam que iam ser necessárias melhorias nos sistemas de arrefecimento, no comportamento dinâmico e no desempenho do motor, mas o primeiro P15 V16 é a versão mais original deste icónico automóvel.

Assim que foram necessárias modificações no formato da carroçaria, o molde deixou de ser necessário e George Gray, que tinha transformado o desenho de Peter Berthon em realidade, acabou por guardar esta icónica peça no sótão da sua casa de barcos, onde acabou por ficar esquecida por mais de 70 anos.

"Com a descoberta do molde original, temos agora a oportunidade de produzir um carro com a forma e a especificação original do primeiro carro de Fórmula 1 da Grã-Bretanha. É um carro que não é visto nesta forma há mais de 70 anos e é um privilégio para a família Owen estar em condições de o trazer de novo à vida", afirma Paul Owen, neto de Sir Alfred Owen,

Quem irá supervisionar a construção do “novo” BRM V16 é Rick Hall, um antigo engenheiro da equipa de Fórmula 1 da BRM, que comenta: “É extremamente gratificante ter finalmente localizado o molde original do Type 15, o que nos permitirá construir o carro da mesma forma em que foi apresentado ao mundo em 1949. Acredito que a simplicidade e as belas linhas deste carro só serão realmente apreciadas em carne e osso. Muito poucas pessoas vivas hoje terão tido a oportunidade de o ver antes. Olhando para os desenhos originais, ficámos surpreendidos com a quantidade de alterações técnicas que lhe foram feitas na altura. Mas agora, estamos a saborear o desafio de o trazer de volta à vida novamente”.

Serão construídas três unidades deste novo Chassis V, sendo que uma ficará na família Owen e outra na coleção de Richard Mille, ficando a faltar encontrar o destino da terceira. A garantia é que, graças ao molde agora descoberto, o visual destes “novos” BRM ficará precisamente igual ao do modelo original.

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