Descoberto o molde original do primeiro carro de Fórmula 1 britânico

  • Redação Autoportal
  • 3 mar, 15:55
O molde do BRM Mark 1 P15 V16
O molde do BRM Mark 1 P15 V16

O molde da carroçaria a partir do qual se construiu o primeiro F1 britânico estava perdido há mais de 70 anos

O pessoal da BRM ainda está meio incrédulo com o que acaba de acontecer, mas é mesmo real. O molde de carroçaria original que deu origem ao BRM Mark 1 P15 V16 foi finalmente descoberto. Esta é uma peça que andava em local incerto há mais de 70 anos e que foi alvo de uma busca muito ativa nos últimos cinco. Mas, numa incrível combinação de pesquisa e sorte, mas também de diversas conversas com jornalistas, colecionadores e pessoas com uma memória fantástica, o molde foi finalmente descoberto.

Em 1949, este mesmo molde foi usado para construir os primeiros seis modelos da BRM, que foram revelados no final desse ano e participaram em competições internacionais no circuito de Goodwood em setembro de 1950. Rapidamente, os responsáveis pela BRM perceberam que iam ser necessárias melhorias nos sistemas de arrefecimento, no comportamento dinâmico e no desempenho do motor, mas o primeiro P15 V16 é a versão mais original deste icónico automóvel.

PUB

Assim que foram necessárias modificações no formato da carroçaria, o molde deixou de ser necessário e George Gray, que tinha transformado o desenho de Peter Berthon em realidade, acabou por guardar esta icónica peça no sótão da sua casa de barcos, onde acabou por ficar esquecida por mais de 70 anos.

PUB

"Com a descoberta do molde original, temos agora a oportunidade de produzir um carro com a forma e a especificação original do primeiro carro de Fórmula 1 da Grã-Bretanha. É um carro que não é visto nesta forma há mais de 70 anos e é um privilégio para a família Owen estar em condições de o trazer de novo à vida", afirma Paul Owen, neto de Sir Alfred Owen,

PUB

Quem irá supervisionar a construção do “novo” BRM V16 é Rick Hall, um antigo engenheiro da equipa de Fórmula 1 da BRM, que comenta: “É extremamente gratificante ter finalmente localizado o molde original do Type 15, o que nos permitirá construir o carro da mesma forma em que foi apresentado ao mundo em 1949. Acredito que a simplicidade e as belas linhas deste carro só serão realmente apreciadas em carne e osso. Muito poucas pessoas vivas hoje terão tido a oportunidade de o ver antes. Olhando para os desenhos originais, ficámos surpreendidos com a quantidade de alterações técnicas que lhe foram feitas na altura. Mas agora, estamos a saborear o desafio de o trazer de volta à vida novamente”.

PUB

Serão construídas três unidades deste novo Chassis V, sendo que uma ficará na família Owen e outra na coleção de Richard Mille, ficando a faltar encontrar o destino da terceira. A garantia é que, graças ao molde agora descoberto, o visual destes “novos” BRM ficará precisamente igual ao do modelo original.

Continuar a ler

RELACIONADOS

F1: Max Verstappen renova com a Red Bull até 2028

Fórmula 1 cancela GP da Rússia em definitivo, Portugal está à espreita?

Autódromo do Algarve está “em negociações” para voltar a receber a F1 já neste ano

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS