GP da Rússia: Leclerc (como Schumacher) mete a quarta ‘pole’ seguida

  • Redação Autoportal
Charles Leclerc (Lusa)
Charles Leclerc (Lusa)
Lewis Hamilton conseguiu colocar-se na primeria linha da grelha de partida

Charles Leclerc obteve a pole position para o GP da Rússia de Fórmula 1 com uma volta estonteante no Autódromo de Sochi em 1m31.628s. O monegasco reforçou a liderança no ‘campeonato das poles’ (Lewis Hamilton e Valtteri Bottas têm quatro) com a quarta ‘pole’ consecutiva da época – o que não acontecia na Ferrari desde os tempos de Michael Schumacher em 2001 (quando Leclerc tinha 3 anos).

A Scuderia não ficou totalmente satisfeita, pois uma volta menos conseguida por Sebastian Vettel, na segunda e última saída desta Q3, não permitiu ao alemão mais do que a terceira posição da Qualificação para estar no lugar da frente na segunda fila da grelha – com a Ferrari a ‘perder’ a oportunidade de ocupar a primeira fila em exclusivo como parecia possível e provável.

Lewis Hamilton não desperdiçou essa oportunidade e conseguiu chegar ao segundo lugar da grelha de partida colocando-se na primeira linha ao lado de Leclerc – o único a rodar no segundo ‘31’. Reconhecendo que parte atrás dos Ferrari, a Mercedes já conseguiu com este resultado de Hamilton a primeira parte de uma estratégia para combater os carros da Scuderia que passa por largar com pneus médios – enquanto Leclerc e Vettel sairão com macios.

Max Vesrtappen conseguiu ficar à frente de Valtteri Bottas (com o finlandês também a falhar na sua última volta) fazendo o quarto tempo da Qualificação, mas o piloto da Red Bull deverá sair da segunda linha (entrando o piloto da Mercedes) e descer alguns lugares para a partida numa lista de penalizações em Red Bull e Toro Rosso estão 'inscritas'.

Assim, a terceira linha da grelha deverá ter Carlos Sainz Jr. à cabeça com a McLaren a bater a Renault nesta luta particular entre as duas melhores equipas da segunda metade do pelotão.

Resultados da Qualificação para o GP da Rússia:

  • TEMAS:
  • Charles Leclerc

  • Ferrari

  • GP Rússia

Veja mais